Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.


ATENÇÃO: Todos os métodos de batota nas slots mencionados nesta lista são estritamente ilegais, e a maioria já não funciona, pois as máquinas evoluíram para combater os batoteiros. As jurisdições de cada país levam as tentativas de batota no casino muito a sério, e aqueles que são apanhados enfrentam acusações de crime grave e longas penas de prisão.

Assim, divirta-se na slot Narcos e POR FAVOR não tente nenhum destes métodos, pois este artigo abrange vários métodos ilegais, desde os mais rudimentares truques nas slot machines até ao famoso golpe russo. Se quiser saber como ganhar nos slots, leia o nosso artigo dedicado ao tema.

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Artigo atualizado a 25 de Janeiro de 2025

Há quase tanto tempo quanto existem slot machines, existem jogadores desonestos que tentaram enganá-las utilizando métodos ilegais. A batota nas slot machines tornou-se num tema quente em 2017, quando uma equipa de engenheiros Russos foi apanhada a usar tecnologia avançada para ganhar de forma ilícita. No entanto, jogadores já enganaram estas máquinas com métodos tão rudimentares como colocar uma moeda presa a um fio e puxá-la de volta depois de ativar o mecanismo de contagem de moedas.

Os métodos listados aqui foram utilizados em casinos físicos. Enganar slot machines online requer informações internas sobre a programação do gerador de números pseudoaleatórios – os batoteiros teriam de decifrar o algoritmo das slot machines e ser capazes de prever quando os números vencedores seriam gerados.

Batota nas Slot Machines

BATOTA 1: MOEDA NUM FIO

Este é um dos métodos mais rudimentares que existem. Os batoteiros prendiam um fio a uma moeda e colocavam-na na ranhura da máquina onde era suposto introduzir moedas para jogar. Depois da moeda ativar o mecanismo de contagem e os créditos serem registados, os batoteiros puxavam a moeda de volta para a reutilizar.

No seu livro de 1988, Slot Machine Mania, Dwight e Louise Crevelt relatam ter jogado numa máquina de vídeo poker que ficou encravada. Quando o técnico de manutenção da máquina resolveu o problema, encontrou uma moeda com um pequeno furo e um fio de nylon passado por ele.

O jogador anterior estava a usar o truque da moeda num fio e foi embora depois de perder a moeda.

Batota nas Slot Machines - Moeda num Fio

Este e os seguintes métodos dependem de máquinas que aceitem moedas como aposta e/ou paguem prémios em moedas. Isso torna-os obsoletos em jogos mais modernos que não têm mecanismos para moedas.

No entanto, algumas máquinas mais antigas ainda estão em uso em certos casinos, o que significa que este truque não desapareceu completamente.

BATOTA 2: ANILHAS E MOEDAS ESTRANGEIRAS

Na década de 1980, um fabricante de ferragens do Nevada vendeu uma linha de anilhas que, coincidentemente, tinham o mesmo tamanho e peso que moedas norte-americanas. Os batoteiros aproveitaram-se disso, e essas não-moedas foram encontradas em máquinas por todo o Estado.

Moedas de outros países também foram, por vezes, usadas para jogar em slot machines por um custo muito inferior ao valor original. Por exemplo, moedas mexicanas de um Peso emitidas em 1985 valiam cerca de meio cêntimo de dólar, mas eram aceites como moedas de 25 cêntimos em algumas slot machines e máquinas de venda automática nos Estados Unidos.

Outras moedas de diferentes países e épocas também foram usadas para substituir as unidades de aposta pretendidas. Sempre que há uma forma de apostar e obter prémios completos com discos falsos ou moedas estrangeiras de baixo custo, os batoteiros tentam ganhar vantagem nas slot machines.

Nas máquinas modernas que não aceitam moedas, o equivalente seria o uso de notas de papel falsificadas. Os casinos estão bem cientes deste risco e trabalham constantemente com fabricantes de validadores de notas para garantir que apenas dinheiro verdadeiro seja aceite antes de colocar créditos no contador.

BATOTA 3: À COLHERADA

Antes dos pagamentos por impressão de vouchers, e mesmo antes de existirem depósitos de moedas que pagavam a partir de um reservatório, as slot machines usavam tubos para empilhar moedas destinadas aos pagamentos.

Sob os tubos, havia escorregas que abriam e fechavam o caminho para que as moedas caíssem como prémios. Os batoteiros usavam uma ferramenta em forma de colher para manter os tais escorregas abertos. Assim, em vez de o tubo deixar cair o número pretendido de moedas, ele deixava cair todas as moedas que tinha.

BATOTA 4: SEGURAR NO SACO

Este truque não era para jogadores, mas sim para funcionários do casino que tentavam criar os seus próprios métodos ilegais de tirar vantagem das slot machines, pelo menos até serem apanhados, despedidos e presos.

As máquinas que usam moedas precisam de ser reabastecidas, e o reabastecimento dos reservatórios requer enormes sacos com centenas de moedas.

Ao esvaziar o saco no alimentador, os assistentes roubavam discretamente uma ou duas moedas, prendendo-as num canto do saco. O reservatório ficava com menos algumas moedas, enquanto o assistente enriquecia ligeiramente.

Repetindo esse processo dezenas de vezes por dia, era uma tentação a que alguns funcionários desonestos não conseguiam resistir.

BATOTA 5: CAMPO MAGNÉTICO

As máquinas modernas nos casinos em Portugal e no resto do mundo estão protegidas contra influências externas por magnetismo, mas as máquinas das décadas de 1960 e 1970 eram vulneráveis a isso.

Batota nas Slots - Campo Magnético

Em algumas máquinas, um íman forte colocado no exterior fazia com que os cilindros flutuassem livremente em vez de pararem onde deveriam. Quando os cilindros criavam uma combinação vencedora, os batoteiros removiam o íman e reclamavam o pagamento indicado pelos símbolos nos rolos.

Hoje em dia, além de as máquinas estarem blindadas, os pagamentos das slot machines não são determinados pelo que vê nos cilindros, mas sim pelo gerador de números aleatórios (RNG).

Se uma combinação com jackpot aparecer nos cilindros e o jogador não receber o pagamento, pode pedir a um assistente para verificar. O assistente pode consultar o registo de onde o RNG parou e, se o RNG não indicar uma combinação de jackpot, o casino pode recusar-se a pagar.

BATOTA 6: DENTRO DA MÁQUINA

Na década de 1990, houve detenções no Nevada após uma tentativa de batota numa máquina Big Bertha – uma máquina alta e larga, maior do que um homem, que por vezes é usada como atração em grandes casinos.

Uma multidão reunia-se à volta para impedir que outros vissem o que estava a acontecer. A porta da máquina era parcialmente aberta, e uma mulher entrava na máquina. Depois de manipular os rolos para criar uma combinação vencedora, ela saía e a porta era fechada.

Tudo parecia normal para quem passava, mas os seguranças apanharam os batoteiros e retiveram-nos até à chegada da polícia.

BATOTA 7: A PATA DE MACACO

Um dos vários dispositivos de batota desenvolvidos por Tommy Glenn Carmichael, a “pata de macaco” permitia ao batoteiro ativar o mecanismo de pagamento da slot machine e recolher moedas sem fazer apostas.

Carmichael era notório, tendo inventado formas de enganar slot machines durante quase 40 anos antes de cumprir pena de prisão e ter duas casas confiscadas pelo governo.

Se queria saber como bugar slots, era provável que Carmichael tivesse a resposta.

Posteriormente, passou a ajudar a combater batoteiros e trabalhou com a Nevada Gaming Commission no desenvolvimento do The Protector, um dispositivo que bloqueia ferramentas de batota inseridas nas máquinas.

Como Enganar uma Slot Machine - A Pata de Macaco

A “pata de macaco” era feita de uma corda de guitarra presa a uma haste metálica e era inserida através de uma entrada de ar para acionar um microinterruptor, o que desencadeava um pagamento.

BATOTA 8: A VARINHA DE LUZ

Outra invenção de Tommy Glenn Carmichael, a varinha de luz foi uma adaptação criada depois de os fabricantes de slot machines começarem a usar geradores de números aleatórios (RNG) em slots totalmente eletrónicas.

Em vez de ativar um interruptor físico, a varinha de luz foi projetada para ativar um sensor eletrónico. O dispositivo ainda precisava de ser inserido pelo canal de pagamento, mas desta vez uma luz era usada para ativar o sensor e iniciar um pagamento.

Carmichael também foi responsável pelo dispositivo batizado por “top-bottom joint”, usado antes da “pata de macaco” ou da varinha de luz. A parte superior era uma haste de metal dobrada numa extremidade, e a parte inferior era um fio longo. Os batoteiros inseriam a parte inferior pelo canal de moedas e usavam a parte superior para bloquear a ranhura da moeda. A combinação ativava o mecanismo de pagamento.

A era de ouro do top-bottom joint durou até ao início da década de 1980, antes de os sistemas de segurança adotados pelos casinos levarem Carmichael a inventar a “pata de macaco” e a varinha de luz para continuar a dar resposta à pergunta como bugar uma slot.

BATOTA 9: PROGRAMADA PARA ROUBAR

A Nevada Gaming Commission empregava Ronald Dale Harris como engenheiro, e ele trabalhava na monitorização e auditoria de sistemas para dispositivos de jogo eletrónicos.

Através do seu trabalho, Harris conhecia o código-fonte de algumas máquinas e usou esse segredo dos slots em proveito próprio. Em 1995, foi preso em New Jersey por usar informações internas sobre o programa básico de computadores das slot machines, o que lhe permitiu ganhar 100.000 dólares num jogo de keno.

BATOTA 10: DECIFRAR O RNG

Embora utilizemos o termo “gerador de números aleatórios” (RNG) de forma abreviada, quase todas as slot machines, tanto físicas quanto online, utilizam “geradores de números pseudoaleatórios”.

Eles começam com um número inicial (seed number) e usam um algoritmo para calcular os números. O resultado aproxima-se tanto da aleatoriedade que os resultados esperados, com base nas probabilidades do jogo, mantêm-se, e não há qualquer padrão discernível externamente.

A fraude russa em slot machines baseava-se em informações internas e funcionou até ser desmantelada com detenções nos Estados Unidos, em 2017. O jogo em casinos foi proibido na maior parte da Rússia em 2009, e milhares de slot machines foram vendidas.

Uma equipa em São Petersburgo conseguiu obter slot machines Aristocrat Mark VI, desmontou-as e, basicamente, fez engenharia reversa aos RNGs para decifrar o algoritmo. Basicamente, se quer saber como bugar slots, esta é a forma infalível (mas quase impossível) de o fazer. E esta equipa russa conseguiu fazer exatamente isso.

O segundo passo era colocar cúmplices em casinos que ainda tinham esses modelos de slots mais antigos. Esses cúmplices usavam os seus telemóveis para gravar e transmitir vídeos das jogadas para São Petersburgo. Quando a equipa de São Petersburgo tinha informações suficientes (cerca de duas dezenas de jogadas eram suficientes), usavam o algoritmo para calcular quando uma jogada que resultaria num grande prémio ocorreria.

O cúmplice então recebia uma mensagem para jogar. O telemóvel vibrava, e o jogador pressionava o botão. Um atraso de um quarto de segundo era integrado no tempo da mensagem, pois testes mostraram que era esse o tempo necessário para o jogador pressionar o botão após sentir a vibração.

Quatro operativos que aplicaram esta fraude nos estados norte-americanos do Missouri e Illinois foram presos sob acusações federais de conspiração para cometer fraude.

Os fabricantes de slot machines são extremamente rigorosos em termos de segurança ao projetar os seus jogos, mas, na ausência de verdadeira aleatoriedade, uma equipa de engenheiros inteligentes com acesso às máquinas pode ser difícil de deter.

Para dar o artigo por terminado, gostaríamos de voltar a frisar que, mesmo que agora saiba como enganar uma slot machine, estes métodos são ilegais e não funcionarão em máquinas atuais. Teste as nossas slots machines grátis e divirta-se dentro da legalidade!

Originalmente publicado a 24 de Junho de 2021

Durante quase 25 anos, John Grochowski tem sido um dos escritores de jogos mais prolíficos dos Estados Unidos. Ele foi classificado em nono lugar pela GamblingSites entre os 11 maiores especialistas em jogos de azar e o seu Video Poker Answer Book foi classificado em oitavo lugar entre os melhores livros de jogos de azar de todos os tempos.