Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.

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As máquinas de Slots têm as suas raízes em jogos mecânicos de três cilindros, mas a grande maioria das slots nos casinos modernos físicos joga-se nos ecrãs de vídeo. No casino online, obviamente, todos os jogos são em vídeo.

Como os slots com cilindros mecânicos, os vídeo slots e slots online são fáceis de jogar. Basta simplesmente colocar o dinheiro no validador de notas, escolher quantas linhas de pagamento jogar e quantas moedas apostar por linha e depois carregar no botão para girar os cilindros de vídeo. Nada é assim tão simples, e existem coisas importantes a saber antes de jogar vídeo ou slots online:

 

  • Como nos jogos modernos com cilindros mecânicos, os resultados são determinados por um gerador de números aleatórios.
  • Aquilo que vê nas telas de vídeo é uma simples representação do jogo que está sendo jogado no GAN.
  • A casa ganha vantagem porque paga aos vencedores menos do que as probabilidades reais.
  • Quase todos os slots de vídeo têm eventos bónus como atração principal.
  • Os vídeo slots dão menos do seu retorno total no jogo principal do que as slots com cilindros.
  • As slots online são semelhantes às slots de vídeo e são muito fáceis de jogar.

VÍDEO SLOTS E A SUA HISTÓRIA

As máquinas de vídeo slots são os jogos mais populares nos casinos modernos – nos EUA, existem mais pessoas a jogarem-nos do que as slots com cilindros, vídeo poker, blackjack, dados ou qualquer outro jogo de casino. Mas tal nem sempre foi o caso. No final dos anos 80, entrei no Flamingo Hilton em Las Vegas numa agitada noite de sexta-feira. Andei pelos corredores de slots, e as máquinas estavam cheias de jogadores. No meio de tão vasta multidão, avistei um pequeno espaço. Esse espaço era o único slot de vídeo na fila. Mesmo sem outros jogos disponíveis, os clientes não jogavam os jogos de vídeo..


PORQUE OS JOGADORES EVITAVAM OS PRIMEIROS VÍDEO SLOTS

Scatter slots  
Diz-se que nada no universo acima do nível quântico é realmente aleatório, mas os geradores de números aleatórios encontram-se suficientemente próximos para que os jogadores não consigam discernir quaisquer padrões repetitivos, e as percentagens a longo prazo são aquelas que esperaria em resultados aleatórios. Eis aqui alguns pontos importantes sobre o GAN:

• A imagem era fraca e de baixa resolução. As telas não eram atraentes.
• Os jogos usavam três cilindros vídeo e surgiam como pálidas imitações das slots mecânicas.
• Não existia animações nem efeitos sonoros e eventos de bónus para distinguir os jogos.
• Os jogadores não confiavam nos computadores e achavam que os resultados vídeo poderiam ser orquestrados contra eles.

As slots de cilindros mecânicos também são informatizadas, sendo as slots de vídeo aleatórias, da mesma forma que as vertentes com cilindros mecânicos, mas naqueles dias antes dos computadores pessoais, os jogadores não entendiam a tecnologia. Tudo isso mudou em meados da década de 1990 quando as slots de vídeo com bónus conquistaram toda a popularidade, no entanto, uma série de coisas foram surgindo durante o percurso para terminar com a desconfiança dos jogadores.
 



MOMENTOS CHAVE NA ASCENSÃO DAS VÍDEO SLOTS

Scatter slots 1975: A empresa Fortune Coin lança o vídeo slot Fortune Coin, a primeira slot machine jogada num ecrã de vídeo.

1979: SIRCOMA lança o seu primeiro jogo de vídeo poker, promovido pelo seu fundador, Si Redd. O vídeo poker torna-se o primeiro jogo de vídeo amplamente aceite pelos jogadores de casino, e define o terreno para as próximas descobertas na área. A SIRCOMA torna-se mais tarde a International Game Technology, líder mundial no fabrico de slots.

1994: A Bally Techologies apresenta o Bally Game Maker, a primeira máquina nos casinos a colocar vários jogos na mesma unidade. Todos se encontram em vídeo, e podiam ser lançados ao tocar no ícone no ecrã. Os jogos mais populares foram o vídeo poker e o blackjack de vídeo, mas os jogos de vídeo slot também seguiram o mesmo percurso...algo raro para a época.
 
Meados dos anos 90: A Aristocrat Technologies, na Austrália, cria jogos com cinco cilindros e eventos bónus (na maioria, bónus em jogadas grátis). Não foram um sucesso imediato nos EUA, mas o sucesso na orla do Pacífico inspirou os criadores de jogos dos EUA a começar a trabalhar nos seus próprios slots de vídeo com bónus.

1996: A Silicon Gaming disponibiliza antevisões das suas slots Odyssey. A Odyssey foi uma maravilha high-tech, com uma tela de grandes dimensões, animação de alta qualidade e alguns recursos bónus. Foi saudado como o futuro dos jogos, mas acabou ficando parado no mercado.

1997: A WMS Gaming lança o Reel ’Em In, o primeiro grande vídeo slot nos EUA.


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O sucesso do Reel 'Em In serviu para despertar a outros criadores de jogos que eles teriam que investir em vídeo se quisessem acompanhar um mercado em constante mudança. Nos anos seguintes, os jogos de três cilindros continuaram sendo os slots mais populares nos EUA, mas as inovações de vários fabricantes ajudaram os vídeo slots a ganhar impulso. Algumas das peças importantes que se encaixaram nos videogames:

JACKPOTS EM MULTI-PARTES:

Aristocrat foi o pioneiro nos seus jogos Hyperlink, primeiro popular no Círculo do Pacífico e depois nos Estados Unidos com a estreia do Cash Express. Hoje, muitos fabricantes produzem jogos com jackpot progressivo que variam de alguns dólares para hits frequentes para aumentar o interesse dos jogadores, até jogos com prémios de centenas ou milhares de dólares.

SLOTS ESTILO COMUNIDADE:

Os jogadores ganham juntos ou perdem juntos em bancos de máquinas. A.C. Coin foi a primeira com o jogo Road Rally no final dos anos 80, mas foi no início dos anos 2000 foi onde os jogos em estilo comunidade realmente ganharam fama com o Wheel of Fortune Super Spin da IGT e o Monopoly Big Event da WMS Gaming.

MÚLTIPLOS EVENTOS BÓNUS:

Os primeiros vídeo slots tinham um único evento de bónus. Hoje, muitas máquinas têm bónus de jogadas grátis e pick'em, assim como seis ou mais bónus diferentes neste campo, portanto sempre há algo novo para antecipar.

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TEMÁTICAS DA CULTURA POP:

Se um tema apela ao público alvo das slots e possui elementos que podem ser associados a eventos de bónus, pode apostar que alguém está tentando negociar uma licença. The Twilight Zone (IGT), O Senhor dos Anéis (WMS), Michael Jackson (Bally) A Teoria do Big Bang (Aristocrata) e muitos outros temas tornaram-se vídeo slots ou jogos de slot online de sucesso.


ANIMAÇÕES, VÍDEO CLIPS E EFEITOS SONOROS:

O que seria da slot da Aristocrat baseado na série de TV Batman dos anos 60 sem vídeo e personagens da série?
O que seria de Neo Contra da Konami se não pudesse ouvir e praticamente sentir aquele helicóptero por cima de si? Uma experiência de entretenimento multidimensional chama os jogadores aos vídeo slots.

EFEITOS ESPECIAIS E CADEIRAS COM MOVIMENTO:

Cadeiras especiais acompanham jogos altamente promovidos com temas populares. As cadeiras movem-se, agitam-se, e mexem-se por todos os lados e possuem colunas na parte traseira com som surround. A pioneira foi a WMS com Top Gun, onde tem claramente a sensação de estar sentado no banco do piloto do caça a jato enquanto mira nos bónus disponíveis.

SLOTS DE 1 CÊNTIMO:

Os slots de vídeo são os jogos mais populares dos casinos, e os penny slots são os slots de vídeo mais populares. Para que valha a pena aos casinos oferecê-los, quase todos têm 20 ou mais linhas de pagamento, sendo 40 o número comum. Sem várias linhas de pagamento e sem impressoras de bilhetes para pagamentos, para que as máquinas não precisem distribuir moedas de um cêntimo, não haveria slots de 1 cêntimo. O objetivo tem sido tornar os slots de vídeo mais divertidos e, geralmente, mais interativos do que as slots de três cilindros. Embora as slots de três cilindros agora incorporem eventos de bónus, o valor do entretenimento tradicionalmente é ver os cilindros rodarem para ver se ganha ou perde. Nos slots de vídeo, há um valor de entretenimento nos jogos, no lançamento dos videoclipes ou na escolha de eventos bónus. Pode ganhar ou perder, mas os criadores de jogos e os operadores de casino querem que você se lembre da diversão e volte mesmo que perca.

PONTOS-CHAVE
 

  • Os slots de vídeo existem desde a década de 1970, mas não se destacaram até o final dos anos 90.
  • O sucesso dos slots de vídeo na Orla do Pacífico incentivou os fabricantes de slots dos EUA a desenvolverem os seus próprios jogos.
  • Hoje, os slots de vídeo dão destaque ao entretenimento e à interatividade, independentemente de ganhar ou perder.

 



SLOTS DE VÍDEO EO GERADOR ALEATÓRIO DE NÚMEROS


Nos seus núcleos, as slots modernas com cilindros mecânicos e slots de vídeo funcionam da mesma maneira. Os números são selecionados por um gerador de números aleatórios e traduzidos para os símbolos que vê nos cilindros. No entanto, existem algumas diferenças importantes:

 

  • Os cilindros de vídeo slots não ocupam espaço e podem ser tão grandes como o programador precisar.
  • Os slots de vídeo quase sempre têm mais linhas de pagamento do que os slots de cilindro mecânico.
  • Os slots de vídeo têm mais combinações vencedoras do que as slots de cilindro mecânico.
  • Quase todos as slots de vídeo incluem eventos de bónus, que devem ser levados em contas na matemática do jogo.

Vejamos um exemplo da tabela de pagamento de slots de vídeo de cinco cilindros, um jogo de 20 linhas de pagamento que aceita apostas até cinco moedas por linha:

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Este é um jogo muito básico comparado aos que realmente verá num casino. A maioria tem muito mais combinações em potencial, geralmente com símbolos AKQJ-10, além de símbolos de caracteres. A aposta máxima aqui é de 100 moedas, mas muitas vezes verá máximos de 300, 400 ou 500 moedas nas slots de casino. Há apenas um evento bónus, enquanto que muitos slots de vídeo têm vários bónus.

Ainda assim, há algumas coisas importantes nesta tabela de pagamento que são comuns nas slots de vídeo:

  • Não precisa ter um símbolo vencedor em cada cilindro.
  • Algumas jogadas vencedoras pagam menos do que a sua aposta.
  • Os prémios são proporcionais ao tamanho da aposta, sem bónus por apostar o valor máximo.

Todas essas observações são importantes para a experiência de jogo das slots de vídeo. Nas slots de vídeo de cinco cilindros, não é preciso símbolo vencedor em cada cilindro. Vai obter algum retorno ao alinhar um símbolo nos cilindros 1, 2 e 3, com prémios maiores se também tiver esse símbolo na mesma linha nos cilindros 4 e 5.

Em alguns jogos, os símbolos com maiores prémios ainda trazem um pequeno retorno com apenas dois do lado esquerdo, como no exemplo de jogo aqui, onde acertar dois falcões traz cinco moedas de volta para uma aposta de uma moeda numa linha de pagamento ativa.

Vai ver também na tabela de pagamentos acima várias combinações vencedoras que pagam menos que a sua aposta. Se apostar uma moeda em cada uma das 20 linhas de pagamento para uma aposta de 20 moedas, dois falcões ou três ratos trazem cinco moedas e três guaxinins trazem 15.

Isso permite que os designers disponibilizem jogos com frequências de acerto muito altas. Algumas slots de vídeo têm retornos em mais de 50% das jogadas, mas tal percentagem deles é de apostas que pagam menos do que o valor apostado, o que não leva a uma percentagem de retorno extraordinariamente alta.


 
MÚLTIPLAS LINHAS DE PAGAMENTO, MÚLTIPLOS PAGAMENTOS

As várias linhas de pagamento também são importantes para a experiência. É possível ter vencedores em mais de uma linha de pagamento e até ter os mesmos símbolos em várias linhas. Digamos que quatro das nossas linhas de pagamento sejam assim:

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Agora, digamos que o que vemos nos cilindros é o seguinte:

scatter slots Então, nas três primeiras amostras da linha de pagamento acima, tem dois falcões e, na quarta, quatro ratos. Receberá o prémio de cinco moedas com dois falcões três vezes e o pagamento com 15 moedas e quatro ratos uma vez. Neste exemplo, a sua aposta de 20 moedas numa moeda por linha gera um retorno total de 30 moedas. Esses prémios múltiplos devem ser contabilizados na matemática dos jogos e o número aleatório de conjuntos que designers e programadores usam. Existem outros fatores a serem levados em consideração, incluindo estes:
•    Símbolos wilds e expanding wilds.
•    Pagamentos scatter.
•    Eventos bónus.


SÍMBOLOS WILD scatter slots


Os símbolos wild combinam com qualquer outro símbolo, geralmente excluindo símbolos scatter e símbolos bónus. Digamos que no exemplo acima, o rato no terceiro cilindro seja um símbolo wild, da seguinte maneira:
Nesse caso, o pagamento do rato permanece intacto, mas agora tem quatro falcões na linha de pagamento que fica assim:

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Em vez de um pagamento de cinco créditos por dois falcões, este será um pagamento de 250 créditos por quatro falcões. Com os expanding wilds, quando um símbolo wild pára na linha de pagamento, ele aumenta para preencher todos os três espaços numa coluna. Vamos tentar colocar dois wilds no exemplo acima:

 

Com os expanding wilds, os símbolos aumentariam para que a seu ecrã tivesse a seguinte aparência:

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 PAGAMENTOS SCATTER

Os pagamentos scatter não precisam ser alinhados em nenhuma linha de pagamento específica. Em muitos jogos, os símbolos de bónus são símbolos scatter, de modo que, se conseguir três deles em qualquer lugar dos cilindros, inicia um evento bónus.
Outros jogos usam símbolos scatter para prémios sem entrar nos bónus. Digamos que o nosso jogo elabora  um símbolo de baú do tesouro que paga 100 moedas se conseguir três, 250 por quatro ou 1.000 por cinco. Poderá receber um pagamento de 100 moedas, mais ou menos assim:
 

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Os espaços da arca do tesouro não iam constituir uma combinação vencedora com outros símbolos. Eles não se alinham numa linha de pagamento da esquerda para a direita, começando no cilindro nº 1. Mas com os pagamentos scatter, ter símbolos suficientes desencadeia um prémio, não importa onde eles parem.


EVENTOS BÓNUS NAS SLOTS

Mais à frente iremos ver mais de perto os eventos bónus neste guia. Os bónus podem ser jogadas grátis, eventos de escolha de um prémio, novas jogadas no cilindro e muito mais.

O efeito deles deve ser explicado na matemática dos jogos e nos conjuntos de números aleatórios. Um fabricante de jogos disse-me que nos jogos da sua empresa, cerca de um terço do retorno vem do bónus. Portanto, um jogo que retorna 90%, retorna apenas 60% aos jogadores no jogo base, mas acrescenta 30% como bónus.

Isso pode diferir de jogo para jogo e de fabricante para fabricante, mas deve ser considerado pelos designers e programadores de jogos.

Com tantas possibilidades disponíveis, os designers devem trabalhar com grandes conjuntos de números. Como os cilindrso e os símbolos não existem no sentido físico, não há necessidade de manter os cilindros pequenos para caberem dentro da máquina. Se o programador precisar que a faixa do cilindro seja de 100, 500, 1.000 ou qualquer outro número de símbolos, para obter o número ideal de combinações que levam às probabilidades de jogo desejadas, tal pode ser feito.

Com cinco cilindros e números grandes, o número de combinações potenciais torna-se muito grande, muito rápido. Se cada um dos cinco cilindros tiver 100 símbolos, o número de combinações possíveis para cada linha de pagamento é 100x100x100x100x100.

São 10 biliões de possibilidades – muitas possibilidades para trabalhar com várias vitórias por jogada, pagamentos scatter, bónus, expanding wilds e todas as ferramentas disponíveis para um designer de um vídeo slot.

PONTOS-CHAVE
 

  • Os resultados das slots de vídeo são determinados por um gerador de números aleatórios.
  • Bónus, pagamentos scatter, símbolos wild e várias linhas de pagamento abrem novas possibilidades para os designers de jogos.
  • Os designers de jogos trabalham com conjuntos de números muito grandes para dar conta de todas as possibilidades em aberto pelos recursos do jogo.

 



LINHAS DE PAGAMENTO, E SLOTS SEM LINHAS DE PAGAMENTO

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Os pagamentos das máquinas slots tradicionalmente são criados em torno das linhas de pagamento. Em jogos mecânicos de três cilindros, a configuração mais comum tem sido uma linha no centro:
 

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Quando os slots de vídeo de cinco cilindros alcançaram a popularidade nos anos 90, os jogos inovadores tinham cinco linhas de pagamento, com três linhas horizontais, um "V" e uma divisa:
 

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Esse conceito cresceu e, como vimos no Capítulo 4.2, algumas linhas de pagamento fazem zig e zag através dos cilindros, como este:
 
Hoje, jogos de 20, 25, 30 e 40 linhas de pagamento são comuns.


O QUE AS LINHAS DE PAGAMENTO FAZEM POR SI

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Todas essas linhas de pagamento determinam várias coisas:


•    Tal abre a possibilidade de ganhar em mais de uma linha numa única jogada.
•    Isso dá aos designers de jogos uma grande margem de manobra na criação de jogos com diferentes volatilidades.
•    Facilita a criação de jogos com altas frequências de acerto.
•    Oferece aos jogadores uma ampla gama de possibilidades de apostas.


Ganhar em mais de uma linha na mesma jogada foi discutido no Capítulo 4.2. O potencial para jogos de grande volatilidade diferente está disponível porque existem muitas possibilidades num jogo de cinco cilindros.

Se o programador e o designer estiverem a trabalhat com 100 números aleatórios por cilindro, existe 1 bilião de combinações possíveis de cinco cilindros. Porções altas, baixas ou intermédias podem ser vencedoras. Pequenas vitórias muito frequentes podem gerar um jogo de baixa volatilidade que o mantém sentado durante um jogo prolongado. Colocar mais do retorno em bónus ou em pagamentos maiores pode gerar uma maior volatilidade, com uma melhor probabilidade de ganhos maiores, mas também uma maior possibilidade de ficar sem saldo mais rapidamente. Os jogadores têm a oportunidade de escolher quanto apostar por linha de pagamento, e em muitos jogos também podem escolher quantas linhas jogar.

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Quando os slots de vídeo avançaram com cinco linhas de pagamento, os painéis de botões ofereceram opções como esta, juntamente com um grande botão de "aposta máxima" num lado:
 

 

scatter slots Nesta configuração, pode apostar a partir de uma moeda a 25 por jogada. Muitos jogos com mais linhas de pagamento também oferecem opções de apostas até uma única moeda, embora nem todas as combinações de linhas de moeda sejam oferecidas.
Aqui está uma de um jogo de 20 linhas:

 

Estas configurações funcionaram bem quando as slots de vídeo surgiram pela primeira vez. Estas surgiam normalmente em denominações de cinco cêntimo, ou níquel, sendo que o mínimo que alguém apostava era cinco cêntimos, e a maioria dos jogadores cobria todas as linhas de pagamento para apostar pelo menos 25 cêntimoss. Quando as slots de cêntimos cresceram em popularidade nos anos 2000 e a aposta mínima se tornou apenas um cêntimo, os operadores de casino queriam garantir que os jogadores apostavam o suficiente para manter os jogos lucrativos. Isso levou os fabricantes de jogos a conceber o que é conhecido na indústria como uma máquina de "aposta forçada".

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Num jogo de aposta forçada de 40 linhas, o painel de botões pode ficar assim:
A opção "Apostar 40" é simplesmente cobrir todas as linhas de pagamento no valor de uma moeda por linha. Nesses jogos, não pode apostar apenas uma moeda, mas pode apostar uma moeda por linha de pagamento.


APOSTAR NAS LINHAS

Veremos mais de perto se deve cobrir todas as linhas de pagamento, apostar uma moeda por linha, apostar o máximo ou apostar em algo intermédio no capítulo 8: Maximizar prémios.

Mas aqui estão alguns princípios básicos que deverá entender sobre as slots de vídeo com várias linhas:

  • Em quase todos os slots de vídeo, incluindo slots online, os prémios são proporcionais ao número de moedas apostadas por linha.
  • As combinações vencedoras têm a mesma probabilidade de chegar a qualquer linha de pagamento.
  • As apostas maiores para cobrir todas as linhas de pagamento são equilibradas por vitórias mais frequentes.

Aqui está um exemplo de como funciona:

  • Numa máquina hipotética de 20 linhas, três símbolos "10" trazem uma recompensa de cinco moedas.
  • As probabilidades do jogo são definidas para que os três 10s ocorram um por 100 jogadas para cada linha de pagamento.
  • Se apostar apenas uma moeda numa linha de pagamento, cada vitória de três a dez paga cinco vezes mais que a aposta, mas ocorre apenas uma vez a cada 100 jogadas.
  • Se apostar uma moeda em cada uma das 20 linhas de pagamento, um pagamento de três a 10s de cinco moedas paga um quarto do valor da sua aposta de 20 moedas.
  • No entanto, ao apostar em todas as linhas, recebe um pagamento de 20 três-10s a cada 100 jogadas, em vez de apenas uma.

Com isso, há um equilíbrio. Ao apostar uma moeda por linha, aposta 100 moedas por 100 jogadas. Vai receber cinco moedas na mesma vez em que conseguir três 10s. Um pagamento de cinco moedas por 100 moedas apostadas reduz para uma moeda recebida por 20 apostadas.

Ao apostar uma moeda para cada uma das 20 linhas, em 100 jogadas, você aposta 2.000 moedas. Receberá o pagamento de cinco moedas 20 vezes por 100 jogadas, o que significa que os três-10s pagam 100 moedas por 2.000 apostadas. Isso também reduz para uma moeda coletada por 20 apostadas, o mesmo que se estivesse apostando apenas uma moeda.


SLOTS SEM LINHAS DE PAGAMENTO


No capítulo 4.2, vimos que alguns jogos usam símbolos scatter, nos quais é pago a qualquer momento em que três ou mais apareçam em qualquer lugar dos cilindros. A maioria das vitórias ainda exige alinhamento de símbolos correspondentes da esquerda para a direita.


A Aristocrat Technologies adoptou algo muito próximo do conceito scatter e aplicou isso a vários jogos. O conceito é chamado de "Reel Power" e revelou-se tão popular que quase todos os fabricantes de slots lançaram as suas próprias versões de jogos sem linhas de pagamento. Nos jogos Reel Power, as suas apostas compram cilindros em vez de linhas de pagamento. Ao contrário do pagamento scatter, os símbolos vencedores devem aparecer nos cilindros adjacentes da esquerda para a direita. Ao contrário dos jogos com linhas de pagamento tradicionais, os vencedores no Reel Power podem aparecer em qualquer posição nos cilindros. Se apostar menos de cinco cilindros, os símbolos vencedores poderão aparecer em qualquer posição dos cilindros apostados, além de poder ganhar numa linha de pagamento central.

Apostar num cilindro, possíveis vencedores serão assim:         Potenciais vencedores com dois cilindros apostados:

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Com três cilindros:                                                                          E com quatro cilindros:

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Com cinco cilindros apostados, os vencedores devem aparecer nos cilindros adjacentes da direita para a esquerda, mas podem estar em qualquer posição do cilindro. Veja este exemplo:


Na maioria dos jogos, os falcões nessa configuração não formariam uma linha de pagamento. No entanto, nos jogos Reel Power, desde que os símbolos vencedores estejam em cilindros adjacentes, da esquerda para a direita do ecrã, não importa se os símbolos estão nas posições superior, média ou inferior. Tais jogos geram 243 maneiras possíveis de ganhar, e jogos de outros criadores que não a Aristocrat são usualmente denominados de “jogos de 243 maneiras de ganhar”, em vez de Reel Power. Os jogos Reel Power normalmente usam jogadas grátis como um evento bónus e estão entre os vídeo slots mais voláteis. Uma extensão consiste em jogos com cilindros com quatro símbolos em vez de três como este:

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A Aristocrat chama estes jogos de Xtra Reel Power. Eles têm 1.024 maneiras de ganhar e, com tantas possibilidades, normalmente são ainda mais voláteis que os jogos Reel Power.


CILINDROS EM CASCATA

Os jogos de cilindros em cascata usam linhas de pagamento tradicionais, mas a apresentação transforma cada símbolo de slot num bloco individual. Quando uma combinação vencedora aparece, recebe-se o valor correspondente. Então, sem que precise fazer outra aposta, os símbolos vencedores desaparecem e símbolos diferentes caem em cascata nos seus lugares.

Vamos tentar um exemplo:

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Definiremos as nossas linhas de pagamento nesta para que os três primeiros símbolos de ratos estejam numa linha vencedora. Depois de ganhar, os três ratos desaparecem. O símbolo do falcão no terceiro cilindro desce para substituir o rato, um novo símbolo aparece acima dele e dois novos símbolos substituem os dois primeiros ratos.

Agora, se tivermos uma linha de pagamento bastante comum que inclua a parte superior do cilindro 1, os símbolos do meio nos cilindros 2, 3 e 4 e o símbolo superior no cilindro 5, teremos um bom pagamento em quatro falcões. Eles desaparecem e os símbolos voltam surgir em cascata.

Desta vez, não há vencedores, então a jogada termina. Agora tem de apostar novamente para obter uma nova cascata. Enquanto os símbolos em cascata continuarem formando vencedores, você continua recebendo créditos e novos símbolos continuarão a se encaixar.
Ganhos que começam pequenos podem ficar muito grandes. Naturalmente, há uma compensação numa percentagem maior de jogadas perdidas do que em muitos vídeo slots, portanto, os jogos em cascata são mais voláteis do que muitos outros vídeo slots.
 

PONTOS-CHAVE


•    Múltiplas linhas de pagamento oferecem aos jogadores uma ampla gama de opções de apostas, embora alguns jogos agora exijam que cubra todas as linhas de pagamento.
•    Os símbolos vencedores têm a mesma probabilidade de aparecer em qualquer linha de pagamento.
•    Os jogos Reel Power, com 243 maneiras de ganhar, não exigem símbolos vencedores para alinhar nas linhas de pagamento tradicionais.
•    Com cilindros em cascata, cada vitória traz novas oportunidades para vencer.

 

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FREQUÊNCIA DE ACERTO VS. PERCENTAGEM DE PAGAMENTO EM VÍDEO SLOTS

 

JOGOS EM REDE E JOGOS EM SERVIDORES

No fundo, as frequências de acerto e as percentagens de retorno funcionam da mesma maneira nos slots de vídeo e online, assim como nos slots de cilindro mecânico.

 

  • A frequência de acertos é a proporção de jogadas que dão prémios aos jogadores.
  • A percentagem de retorno é a proporção de apostas devolvidas aos jogadores como lucro.
  • Jogos com altas frequências de acerto podem ter percentagens de retorno maiores, menores ou iguais aos jogos com baixas frequências de acerto.


Se houver retornos suficientes em combinações com prémios altos, um jogo que ofereça aos jogadores uma percentagem menor de jogadas vencedoras pode ter uma percentagem maior de retorno do que um jogo com jogadas mais vencedoras que coloca a maior parte dos seus retornos em mãos com baixos prémios.



JOGOS DE ENTRETENIMENTO E JOGOS DE AZAR

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Nos vídeo slots, os profissionais da indústria de casino fazem uma distinção entre jogos de "entretenimento" e jogos de "azar".

  • Jogos de entretenimento têm altas frequências de acerto, mas baixas probabilidades de jackpot.
  • Os jogos de entretenimento são projetados para oferecer aos jogadores um jogo mais prolongado.
  • Os jogos de azar oferecem maiores possibilidades de grandes ganhos, mas têm baixas frequências de acerto.
  • Em jogos de azar, pode perder dinheiro mais rapidamente quando as grandes vitórias não surgem.

Para conhecer melhor a aritmética das frequências de acerto e percentagens de retorno, consulte o Capítulo 3.2, Frequência de acerto versus percentagem de retorno . Os exemplos são para slots de três cilindros, mas os princípios são os mesmos. No entanto, existem alguns factores especiais que se aplicam aos vídeo slots.

  • Os vídeo slots e slots online têm muito mais combinações de pagamento em potencial.
  • Cerca de dois terços apenas do prémio em geral estão no jogo principal, embora isso varie de acordo com o jogo e o criador do jogo.
  • Os eventos de bónus devem levar em consideração a frequência de acertos e a percentagem de retorno.

 
ALTERANDO A FREQUÊNCIA DE ACERTO

Vimos que os vídeo slots têm mais combinações de pagamento em potencial com este jogo no capítulo 4.2, Vídeo slots e o gerador de números aleatórios:

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Este é um jogo simplificado. A maioria dos vídeo slots nos casinos adiciona símbolos extras de baixo pagamento, como A, K, Q, J, 10. Existem maneiras de tornar esse jogo um jogo de alta frequência de acertos, mas não necessariamente um de prémios altos. Vamos fazer um pouco de aritmética para uma única linha de pagamento.

 

  • O número de ratos pode ser aumentado nos três primeiros cilindros.
  • Poderia haver menos ratos nos cilindros 4 e 5.
  • O número de falcões pode aumentar nos dois primeiros cilindros.
  • Poderia haver menos falcões noutros cilindros.

Poderia fazer o mesmo com outros símbolos. A chave é que não precisa haver o mesmo número de cada símbolo em cada cilindro. Digamos que estamos a trabalhar com 30 símbolos por cilindro - um número pequeno comparado à maioria dos video slots.

 

  • Existem 2,43 milhões no total de combinações de cinco cilindros.
  • Há um prémio por falcões nos dois primeiros cilindros. Existem 900 combinações de dois cilindros.
  • Se houver cinco falcões no primeiro cilindro e quatro no segundo, existem 20 combinações de dois falcões.
  • Receberia um pagamento em dois ou mais falcões uma vez a cada 45 jogadas.

 
Os designers de jogos podem trabalhar com uma baixa remuneração como essa uma vez a cada 45 jogadas. Mas eles não podem ter grandes prémios em cinco falcões a surgirem com muita frequência. Podem então colocar menos nas bobinas subsequentes. Se houver cinco falcões no primeiro cilindro, quatro no segundo, três no terceiro, dois no quarto e um no quinto, há 120 combinações de cinco falcões. Com 2,43 milhões de possibilidades de cinco cilindros, isso daria o melhor prémio apenas uma vez a cada 20.250 jogadas.
E se os designers de jogos quisessem um jogo com uma frequência de acerto mais baixa, mas um jogo com uma probabilidade melhor de ganhar o maior jackpot?

  • Se houver dois falcões no primeiro cilindro e três no segundo, haverá apenas seis combos de dois falcões.
  • O único prémio de dois símbolos no jogo aparece agora apenas uma vez a cada 150 jogadas.
  • Se colocarmos três falcões no terceiro e quarto cilindros e cinco no quinto, existem 270 combos de cinco falcões.
  • O prémio principal agora paga uma vez a cada 9.000 jogadas.


INDICAÇÃO DE JOGOS DE AZAR VS. JOGOS DE ENTRETENIMENTO

No exemplo acima, não alteramos a tabela de prémios. Apenas alterámos a frequência de acertos num vencedor com baixos prémios, alterando o número de falcões nos dois primeiros cilindros.

Scatter slots
A diferença é subtil, mas nos casinos, encontrará jogos com diferenças muito maiores.

 

  • Os jogos com jackpots grandes geralmente, embora nem sempre, são jogos de azar com baixa frequência de acertos.
  • Jogos que usam símbolos empilhados, onde pode obter grandes ganhos em várias linhas ao mesmo tempo, geralmente são jogos de azar.
  • Jogos que têm bónus de jogadas grátis como o seu principal ou único evento bónus geralmente são jogos de azar.
  • Os jogos que têm bónus de pick'em como o seu principal ou único evento bónus geralmente são jogos de entretenimento.

Pode usar grandes jackpots, símbolos empilhados e tipos de eventos bónus como guias de como será experiência de jogo, mas essas não são regras sólidas. Como em qualquer máquina de slots, se um jogo não estiver a ir de encontro às suas expectativas, pode sempre mudar.

PONTOS-CHAVE

 

  • A frequência de acertos não corresponde necessariamente à percentagem de retorno.
  • A frequência de acertos pode ser aumentada ou diminuída alterando a proporção de símbolos nos cilindros de vídeo.
  • Os casinos disponibilizam jogos de "entretenimento" de alta frequência e jogos de azar de baixa frequência.
  • Jackpots maiores, símbolos empilhados e jogadas grátis estão entre as ferramentas que podem ser usadas para criar jogos de azar.
  • A alta frequência de acertos e os bónus de pick'em estão entre as ferramentas que podem ser usadas para criar jogos de entretenimento.


JOGOS EM REDE E JOGOS EM SERVIDORES

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Os casinos não precisam substituir máquinas inteiras para trocar de jogo.
Somente o software precisa ser alterado.


Na maior parte, os jogos de slot são baseados em chips. Para mudar um jogo, é necessário mudar um chip. Os regulamentos e procedimentos diferem de estado para estado e de jurisdição para jurisdição, mas basicamente a alteração de um jogo é algo assim do género:

 

  • Sob a supervisão do conselho de jogos, um funcionário do casino destranca e abre a porta da máquina de slots.
  • A unidade central de processamento é removida, a porta é trancada novamente e a CPU é levada para a retaguarda.
  • O selo é rasgado e o chip do jogo é removido.
  • Um novo chip de jogo é inserido e selado novamente com selo.
  • A CPU é colocada de volta na máquina, a porta trancada e o jogo reiniciado.

Muitos jogadores questionam-se se as percentagens de retorno do slot são rotineiramente alteradas do dia para noite ou de um dia da semana para um fim-de-semana. Mudar um jogo demora o seu tempo. Mudar rotineiramente um andar cheio de slots requer tempo e dinheiro demais para valer a pena.

Uma solução que foi explorada são os jogos baseados num servidor, onde é possível fazer upload de jogos para um disco rígido a partir de um local remoto. Jogos baseados num servidor são usados em alguns casinos. No entanto, nem todos têm infraestrutura para suportar os dispositivos, sendo estes mais caros do que outras máquinas. Quanto se combina esses factores, vê-se que transição para os slots com base num servidor é um processo lento.

Para casinos que possuem a infraestrutura e estão dispostos a arcar com os custos de início de operação, existem várias vantagens nos jogos baseados em servidor:

 

  • Leva muito menos tempo para mudar um jogo.
  • É possível mudar os jogos em várias máquinas, mesmo em grandes secções do andar, tudo de uma vez.
  • Pode ser definido um cronograma para mudar automaticamente para atender às necessidades do casino.
  • As unidades baseadas em servidor permitem a comunicação bidirecional entre o casino e os seus jogadores.
  • Os casinos podem usar a tecnologia baseada em servidor para oferecer bónus direcionados aos jogadores.

Vejamos cada um desses pontos:
 



MENOS TEMPO PARA MUDAR:
Operadores e reguladores, trabalhando juntos, podem usar um método de apontar e clicar para escolher jogos e retornos com o clique de um rato. Isso pode ser feito em segundos.

Scatter slots

MUDANÇA AUTOMÁTICA:
Tal ainda não parece estar em uso nos EUA, mas os jogos baseados em servidor podem mudar de acordo com as necessidades específicas do casino.
Se um casino descobrir que atrai um grande número de jogadores de vídeo poker durante o dia, mas precisa de mais slots de moeda com várias linhas à noite, pode configurar o sistema para mudar num horário especificado todos os dias.

Tudo isso exigiria aprovação regulatória. Uma coisa que os reguladores com quem falei disseram que não aprovariam é qualquer alteração automática nas percentagens de retorno. Qualquer casino que quisesse oferecer jogos de 92% como atração em períodos de pouco tráfego, mas que caia para 85% nos fins de semana movimentados, seria bloqueado pelos reguladores.

ALTERAR MÚLTIPLAS MÁQUINAS:

O operador, com aprovação regulatória, pode definir várias máquinas, bancos inteiros de máquinas ou mesmo máquinas específicas espalhadas pelo casino para que todas mudem de uma só vez. Uma vez definido o grupo, com um só clique, o jogo e os retornos podem ser modificados.

COMUNICAÇÃO DE DUAS VIAS:

Por meio de aplicações como o iDeck de Bally, Service Window, da IGT e Media Window, da Aristocrat, os jogadores e o casino podem comunicar. Nos casinos em que essas aplicações são ativadas, os jogadores podem usá-los para:


**Pedir bebidas do serviço de cocktails.
**Verificar e resgatar pontos de recompensa do jogador.
**Obter informações e verificar as reservas do restaurante.
**Fazer reservas de hotel ou espetáculos.
**Verificar outros serviços de casino, como spas, reservas de golfe e muito mais.

O casino também pode enviar mensagens ao jogador, automaticamente ou através de um operador. Entre as coisas que os casinos podem fazer estão:

**Oferecer recompensas com base no histórico do jogador.
**Oferecer pontos extra quando os casinos não estiverem cheios.
**Oferecer jogos e torneios especiais.

scatter slots
Por exemplo, se o horário do show estiver próximo e muitos bilhetes estiverem por vender, o sistema poderá verificar os registos de jogadores ativos para identificar aqueles que estão mais próximos da qualificação para bilhetes grátis.

Surge a oportunidade para oferecer bilhetes e o jogador pode aceitar ou recusar. Existe o potencial de criar boa vontade oferecendo brindes para jogadores que normalmente não se qualificariam, sem aumentar o custo para o casino, já que o lugar de outra forma não seria preenchido, não gerando assim receita. Jogos e torneios especiais podem melhorar a experiência normal de jogo.
 
Exemplos disso são: quando atinge um valor alvo de aposta, recebe uma jogada especial ou um bónus de escolha de um prémio entregue ao seu iDeck. Alternativamente, atingir esse objetivo pode adicionar uma exibição dum torneio, e pelos próximos minutos os totais dos seus ganhos serão comparados aos de outros jogadores qualificados. Os finalistas recebem um prémio extra. Nem todos os casinos usam jogos baseados em servidor e nem todos os que os possuem usam essas aplicações. Os fabricantes esperam que eles se tornem populares e mais divulgados, mas o mercado assim o decidirá.

Se gosta e aprecia estas ofertas mas somente joga na Internet, saiba que os casinos online disponibilizam várias promoções de casino onde poderá receber também vários benefícios pelo seu registo e fidelidade. Estas promoções são para serem usadas não apenas nas slots como também noutros jogos como é o caso da roleta.


PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DE JOGOS

scatter slots

A situação não é tão simples como um fornecedor de jogos enviando um jogo diretamente para uma máquina. Tal não atenderia às preocupações regulatórias. Em vez disso, os jogos geralmente são enviados primeiro aos órgãos reguladores, que os retransmitem para os casinos. Toda a jurisdição tem os seus próprios regulamentos, mas eis um exemplo do estado de Indiana sobre como funciona:


•    O casino assina atualizações mensais de jogos do fabricante.
•    Os jogos são colocados num disco, que é entregue à comissão de jogos.
•    Após a aprovação do disco, ele é entregue no casino e instalado na sala de servidores.
•    Na sala dos servidores, é usado um sistema de fechadura dupla.
•    Tanto um funcionário do casino quanto um agente da comissão devem estar conectados para carregar os jogos nas máquinas.

 


O sistema de fechadura dupla evita o cenário de pesadelo criado pelos jogadores nos quais os casinos trocam a torto e direito, sem supervisão. Toda mudança deve ser aprovada pelo conselho de jogos.
 



JOGOS EM REDE

scatter slots
Mesmo em jogos que não são entregues remotamente, a ligação em rede das máquinas abriu novas possibilidades de interatividade e de levar a experiência para os jogadores em suas casas entre as visitas ao casino. A WMS Gaming, agora parte da Scientific Games, foi pioneira com os seus slots Star Trek e Senhor dos Anéis. Esses jogos em rede são configurados para que:

  • Jogadores criem um avatar quando jogam.
  • Durante o jogo, os jogadores desbloqueiam novos pacotes de bónus e gráficos.
  • Na próxima vez que jogarem, poderão fazer login e retomar onde pararam.
  • Em casa, os jogadores podem aceder um website de jogo gratuito, interagir com outros jogadores e designers de jogos.
  • Durante o jogo grátis, os jogadores também podem desbloquear recursos de bónus que estarão disponíveis na sua próxima ida ao casino.
  • Os jogadores também podem ganhar insígnias que podem exibir para os seus amigos online.

Star Trek e O Senhor dos Anéis foram jogos populares e bem recebidos, mas este continua sendo um pequeno segmento dos jogos. Este promete, à medida que mais jogadores criados na era da mídia social começarem a jogar em casinos.

PONTOS-CHAVE

  • Os slots baseados em servidor podem reduzir drasticamente o tempo necessário para mudar o jogo de slots.
  • Todas as alterações devem ser feitas com aprovação regulatória.
  • Os sistemas baseados em servidor abrem novas possibilidades de bónus e comunicação com os jogadores.
  • Os jogos em rede oferecem bónus desbloqueáveis e a oportunidade de melhorar a experiência do jogador em casa.

 
FAÇA O AUTO-TESTE


1.    Porque os jogadores rejeitaram os primeiros vídeo slots?

2.    Verdadeiro ou falso: Os fabricantes norte-americanos levaram o mundo a aceitar vídeo slots.

3.    O que determina os resultados nas máquinas slots?

4.    Símbolos wild podem substituir: A. Qualquer símbolo. B. Qualquer símbolo, exceto símbolos scatter e bónus. C. Apenas os símbolos de menor prémio.

5.    Verdadeiro ou falso: Ter várias linhas de pagamento aumenta a frequência de acertos duma máquina.

6.    O que uma máquina de "aposta forçada" faz?

7.    O que os criadores de jogos e os operadores de casino querem dizer com "jogos de azar" e "jogos de entretenimento"?

8.    Os jogos com alta frequência de acerto têm altas percentagens de retorno?

9.    Em jogos baseados em servidor, os operadores podem alterar os jogos por conta própria?

10.    Se desbloquear um pacote de bónus num jogo em rede, como pode manter o pacote desbloqueado na próxima partida?

RESPOSTAS


1.    Os jogadores rejeitaram os primeiros slots de vídeo porque os gráficos eram fracos, não havia extras interessantes e os jogadores ainda não estavam habituados aos computadores domésticos e não confiavam neles.

2.    Falso. Os fabricantes americanos não levaram o mundo a aceitar jogos de vídeo slots. De facto, os criadores de jogos dos EUA foram incentivados a produzir vídeo slots pelo sucesso que esses jogos tiveram na Orla do Pacífico.

3.    Assim como nos jogos de rodar os cilindros, os resultados dos vídeo slots são determinados por geradores de números aleatórios.

4.    B. Na maioria das máquinas, os símbolos wild podem substituir qualquer símbolo, exceto os símbolos de scatter e bónus.

5.    Verdadeiro. Terá mais jogadas vencedoras quando apostar em várias linhas de pagamento, mas isso não aumenta a percentagem de retorno.

6.    Máquinas de "aposta forçada" exigem que aposte todas as linhas de pagamento, de modo que num jogo de 40 linhas deverá apostar pelo menos 40 créditos, ou um por linha.

7.    Jogos de azar oferecem maiores probabilidades de grandes vitórias, mas menos retorno sobre pequenas vitórias para uma grande vitória. Os jogos de entretenimento têm pequenos pagamentos frequentes, mas uma probabilidade menor de grandes vitórias, aumentando o tempo de jogo para quem joga por entretenimento.

8.    Jogos com alta frequência de acertos não têm necessariamente altas percentagens de retorno. Jogos com frequências de acerto muito diferentes podem ter percentagens de retorno semelhantes.

9.    Não, os operadores não podem mudar os jogos rapidamente por conta própria. Todas as alterações requerem supervisão regulatória.

10.    Nos jogos em rede, todos os pacotes de bónus que desbloquear permanecem desbloqueados para jogos futuros, desde que crie uma conta no ecrã e que faça login.

Escrito por John Grochowski

 

Sobre o Autor
Por

Durante quase 25 anos, John Grochowski tem sido um dos escritores de jogos mais prolíficos dos Estados Unidos. Ele foi classificado em nono lugar pela GamblingSites entre os 11 maiores especialistas em jogos de azar e o seu Video Poker Answer Book foi classificado em oitavo lugar entre os melhores livros de jogos de azar de todos os tempos.

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