As slot machines são projetadas para produzir resultados aleatórios, ou pelo menos resultados tão aleatórios quanto os humanos conseguem programar um computador. As slot machines também são programadas com percentagens de retorno especificas para dar vantagem à casa. Às vezes, os jogadores têm dificuldade em conciliar esses dois elementos. Como pode uma slot machine ser aleatória se tiver uma percentagem de retorno programada?

As outras perguntas seguem a primeira. Uma percentagem de retorno programada não implica que as slots devem percursos sem vitórias para compensar os percursos com vitórias ou grandes jackpots? De que outra forma as slots podem então atingir a sua percentagem programada?

E as rondas bónus? Podem realmente ser aleatórias se tiverem que fazer parte do retorno programado? Os seus resultados não precisam ser pre-determinados para que possam ser incluídos nos cálculos da percentagem de retorno?

Por entre dicas e conselhos, as respostas curtas são que as slots podem ser aleatórias e ter uma percentagem de retorno programada, que não precisa haver nenhum tempo especial após grandes vitórias para que as slots atinjam a sua percentagem desejada a longo prazo, e que os resultados de bónus variáveis e aleatórios podem fazer parte dos cálculos sem a necessidade de causar um curto-circuito na aleatoriedade...

Vamos então abordar um tópico de cada vez pois não existem segredos...


AS SLOTS SÃO ALEATÓRIAS E DETÊM UMA PERCENTAGEM DE RETORNO PROGRAMADA

O resultado de cada jogada é aleatório, mas em centenas de milhares ou milhões de jogadas, as probabilidades da slot vão levar a uma percentagem esperada de retorno.

Nesse sentido, as slots são o mesmo que quase todos os outros jogos de casino. Todos dão vantagem à casa, pagando menos do que as probabilidades verdadeiras nas apostas vencedoras.

O craps é aleatório, pois qualquer total de dois dados pode aparecer em qualquer jogada, mas tem o equivalente a percentagens de retorno programadas no que diz respeito à vantagem da casa. Por sua vez, a roleta é aleatória, pois todos número podem surgir a cada jogada, mas os resultados a longo prazo também levarão a uma percentagem esperada de retorno.

Vamos tomar de exemplo a aposta one-roll em 12 no craps. Existem 36 combinações possíveis de dois dados de seis lados, mas apenas um deles gera um total de 12 - 6s em ambos os dados.

Os jogadores vão "rolar" 12s em média uma vez a cada 36 jogadas, fazendo as probabilidades verdadeiras 35-1. Se apostar em 12 e ganhar, será pago 30-1.

Se apostar $1 por jogada, vai arriscar $36 numa média de 36 jogadas. No vencedor, vai poder manter a sua aposta de $1 e obter $30 em ganhos. Isso iria deixá-lo com um total de $31 dos $36 originais, e a casa teria um lucro de $5.

Esse lucro de $5, ou 13,89% das suas apostas, representa a vantagem da casa. Pode inverter isso, ao subtrair 13,89 de 100 e obter uma percentagem de recuperação de 86,11%.

Esse é o mesmo modo como obtém uma percentagem de retorno nas slots. As slots podem ter muito mais números aleatórios por cilindro do que os seis do dado, e o total de combinações pode chegar às dezenas ou centenas de milhares ou até milhões ao contrário de 36, mas o princípio é o mesmo.

As probabilidades do jogo farão com que as combinações do cilindro do slot apareçam nas proporções esperadas por um período muito longo.

A casa paga as combinações vencedoras com probabilidades inferiores às verdadeiras.

Juntas, a proporção de jogadas vencedoras e os retornos com probabilidades inferiores às verdadeiras levam a uma vantagem da casa e a uma percentagem de retorno.

Qualquer resultado pode aparecer a qualquer momento. Isso é aleatório. Mas a casa pode contar com as probabilidades que levam a uma percentagem esperada de retorno.

slot machines


TEM DE EXISTIR ALGUM TEMPO DE ESPERA PARA ATINGIR A PERCENTAGEM?

A casa não vai entrar em pânico quando os jogadores de mesa entram numa sequência de vitórias. Eles sabem que a variedade de resultados a seguir vai arrastar os resultados gerais de volta para a vantagem da casa.

Digamos que está a apostar $1 por jogada num slot com retorno de 90% a longo prazo. Algumas slots pagam mais, outras pagam menos, mas podemos usar 90 como exemplo.

De seguida, imagine que ganhou um jackpot de $5.000 na sua primeira jogada.

Não irá isso desequilibrar as percentagens? A slot não precisa ficar "fria" durante algum tempo antes de voltar aos 90% esperados?

Não. Não há necessidade disso. Pode muito bem sair vencedor e, se for inteligente, vai fazer isso mesmo! E não se preocupe pois fica tudo bem com a casa. Os casinos precisam que os vencedores saiam e partilhem a notícias com família e amigos para que eles também desejem jogar.

Há sempre outro jogador depois de si, e depois, e depois.

Tudo o que é preciso é que a máquina pague na sua taxa normal e o seu jackpot tornar-se insignificante (estatisticamente).

Imagine que o vencedor de $ 5.000 é seguido por um milhão de jogadas, nas quais o jogo paga 90% normal. Haverá outros jackpots nessas jogadas - e eles fazem parte das probabilidades normais do jogo.

Vão haver sequências frias e outras mais quentes. Nenhuma sequência surgirá a qualquer momento previsível. Os resultados serão aleatórios.

Nessas milhões de jogadas, totalizando $1 milhão, o retorno de 90% significa que os jogadores estão a receber $900.000.

Adicione a sua jogada e o total de apostas é de $1.000.001 e o retorno total é de $905.000. A percentagem de retorno é 90,5%.

Os resultados normais após o jackpot aumentaram a percentagem de retorno até meio por cento da meta, sem necessidade de tempo de compensação.

Pode ganhar muito dinheiro nas slots numa sessão curta. Pode também perder muito numa sessão curta. Mas a casa está lá para milhões e milhões de jogadas, e sabe que as grandes vitórias ou riscos menos comuns se transformam depois em estatísticas pouco importantes com resultados aleatórios.

 

COMO SE CONTABILIZA EVENTOS BÓNUS?

Nos eventos bónus com escolha de prémio, as suas escolhas fazem a diferença. Quando ícones diferentes escondem prémios diferentes e você toca num determinado ícone, recebe o prémio de crédito.

Se escolher um ícone diferente, receberá um prémio diferente. Se todos os prémios em potencial forem revelados no final da jogada, tal é o equivalente a anunciar os prémios. Em jurisdições licenciadas, qualquer prémio anunciado deve estar realmente disponível.

Assim, o seu prémio num evento bónus não é pré-determinado. Depende do toque ou clique e pode ganhar muito, muito pouco ou ainda mais em cada escolha.

Isso leva os jogadores a pensar como é que uma máquina tão aleatória consegue lidar com isso. Um prémio não precisa ser pré-determinado para que um programador o inclua numa percentagem de retorno?

A resposta é não, o prémio não precisa ser pré-determinado. O programador pode usar um resultado médio porque, a longo prazo, os resultados  vão direcionar os prémios para essa média.

Imagine uma ronda de bónus que oferece uma escolha dos ícones A, B, C, D ou E, e os prémios disponíveis são 10, 20, 30, 50 e 100 créditos. Os montantes de crédito são distribuídos aleatoriamente atrás dos ícones; portanto, o grande prémio pode ficar atrás de D desta vez, A na próxima e E ou qualquer outro ícone no momento seguinte.

Vai receber qualquer prémio por trás do ícone que escolher e não há como dizer qual será o valor.

No entanto, o prémio médio será (10 + 20 + 30 + 50 + 100) dividido pelas cinco opções possíveis. Isto é, 210/5 ou 44 por escolha.

O programador pode usar 44 créditos como o resultado médio de um evento bónus e transformá-lo na percentagem geral de retorno.

As suas escolhas são importantes, o prémio é variável e não precisa existir um prémio pré-determinado.

E, assim como nos outros dilemas programados mas ainda assim aleatórios, que os jogadores encontram nas slots, os resultados aleatórios levam o jogo à sua percentagem esperada de retorno.

Durante quase 25 anos, John Grochowski tem sido um dos escritores de jogos mais prolíficos dos Estados Unidos. Ele foi classificado em nono lugar pela GamblingSites entre os 11 maiores especialistas em jogos de azar e o seu Video Poker Answer Book foi classificado em oitavo lugar entre os melhores livros de jogos de azar de todos os tempos.