Hoje vai conhecer Ralph Roleta, um matemático amador e em part-time, um fã de roleta a tempo inteiro e um homem que considerou seriamente os meandros do jogo nos seus mais de 30 anos a jogar em casinos.

Ralph Roleta gosta de inventar métodos de jogo que podem manter a vantagem da casa sob controlo, mas que também dão aos jogadores a energia ou a emoção que desejam. Afinal, os jogadores jogam exatamente por essas cargas e emoções. Se eles não as conseguissem, acho que os jogadores não jogariam.

Gosto de ler as ideias de Ralph Roleta e embora nem sempre concorde com ele, acho que o que ele tem a dizer sobre a roleta tem um grande significado para os jogadores. O ponto principal para os jogadores é que eles escolhem como vão jogar. Alguns jogadores seguem métodos rígidos e alguns jogadores atiram a cautela para trás das costas e jogam desorganizadamente. No final, a escolha é do jogador.

 

Frank: Como obteve o nome Ralph Roleta?

 

R. Ralph: Eu gostaria de poder dizer que foi através meu clube de fãs, se eu tivesse um, ou que a minha esposa me deu esse nome, mas isso não aconteceu. Eu adotei o nome. Que coisa, eu jogo o jogo, amo o jogo e é uma parte da minha essência de jogo. Acho que poderia usar a palavra “essência” para me descrever em relação ao jogo. A roleta tem muitos séculos e tem um longo pedigree. Gosto disso porque, de certa forma, faço parte da história quando jogo o jogo.

 

Frank: Hoje quer analisar uma maneira de jogar. Qual é?

 

R. Ralph: O Martingale.

 

Frank: Essa é uma das maneiras mais perigosas de jogar qualquer jogo de casino, não é? Dá ao jogador vitórias pequenas e uma derrota tremenda que destrói as pequenas vitórias. Parece um bom sistema, mas não é. A menos que tenha descoberto uma maneira de jogar que não o derrube.

 

R. Ralph: Não haverá qualquer derrubamento. Como toda a gente sabe, ou quase toda a gente, o Martingale geralmente pede a duplicação da aposta do jogador a cada vez que este perde uma decisão.

Se olharmos para o Martingale na roleta, devemos manter-nos nas apostas de dinheiro igual ímpar / par, vermelho / preto ou alto / baixo. Sabemos que as apostas de dinheiro igual não são realmente dinheiro igual na sua percentagem de aparências. O 0 verde e o 00 verde às vezes saem e isso significa uma perda em todas as apostas de dinheiro igual. O que faz isso à vantagem da casa? Torna-a de 5,26%.

 

Frank: Isso significa uma perda de $ 5,26 para cada $ 100 apostados.

 

R. Ralph: O jogador aposta $ 10, perde e depois aposta $ 20. Se ganhar, estará agora à frente em $ 10. Se perder os $ 20, o jogador aposta $ 40. Se ganhar, estará agora à frente em $ 10 porque já havia perdido $ 30. Perdendo aqueles $ 40 o jogador apostará $ 80 para ganhar os $ 10. O jogador passaria para $ 160 se perdesse os $ 80. Pode ver-se claramente que se está a subir cada vez mais, mas o ganho é sempre de $ 10.

Os aumentos irão parar quando for atingido o limite da casa quanto ao valor que se pode apostar em qualquer decisão. Isto pode ser sete ou oito apostas.

 

Frank: Isso aconteceu comigo no velho Sands em Atlantic City. Tive alguns dias dessas pequenas vitórias e então aconteceu a grande derrota. Foi um alerta para que eu esquecesse esse sistema.

 

R. Ralph: Como deveria ser. Você não quer correr esse tipo de risco com uma aposta extremamente elevada. Agora, meu método vai renunciar à escalada para os níveis mais altos do Martingale, mas permitirá uma série de decisões para o jogador jogar. Mas, e esta é a chave, também custará menos dinheiro no geral do que jogar uma quantia normal por decisão. O total da minha Martingale é um sistema slim. 

 

Frank: Nunca ouvi o termo "sistema slim". O que quer dizer?

 

R. Ralph: Significa que o jogador está a reduzir o que apostaria como uma soma total no seu método de jogo de roleta.

 

Frank: Ok, explique-nos.

 

R. Ralph: Siga exatamente o que eu descrevo. O jogador faz cash in na mesa, obtendo as suas fichas especiais de roleta. Ele só vai apostar nas apostas de dinheiro igual, como mencionei. Vamos fazer as fichas valerem $ 10 cada. O jogador deve tentar não não olhar para o placard durante o cash in.

Depois de ter as suas fichas, o jogo começa. O jogador deve olhar para o placard a partir deste ponto. A partir deste ponto, o jogador deseja ver se alguma das apostas de dinheiro igual acertou três vezes consecutivas. O jogador vai saltar sobre a aposta que tiver acertado. Ou pode apostar contra o que tiver acertado. O jogador só vai apostar numa proposição de dinheiro igual. Se, digamos, surgir uma determinada cor e também um número “alto” três vezes consecutivas, o jogador escolhe em qual das duas vai apostar. Ele não aposta ambos.  Então, digamos que um “vermelho” surgiu três vezes seguidas. Se o jogador estivesse a apostar $ 10 no “preto” e a usar o Martingale regular, a sua aposta seria de $ 40 porque teria três perdas consecutivas ($ 10, $ 20, $ 40). O jogador agora perderia $ 70 por causa dessas três perdas consecutivas.

Só que que o jogador na verdade não apostou realmente nada. Ele está apenas a usar os três acertos para determinar o que apostar daqui em diante. Uma ocorrência de 0 ou 00 encerra a sequência e o jogador deve começar de novo. O jogador não perdeu um cêntimo!

Agora, é provável que o jogador não consiga três acertos consecutivos de qualquer uma das apostas de dinheiro igual, por isso ele deve apenas esperar. Tenha isto em mente, por favor; mesmo sem apostar, o jogador ainda está a jogar. Ele está em ação emocionalmente apenas à espera que o evento aconteça. Por mais óbvio que isto seja, o casino não tem vantagem sobre uma aposta que não foi feita.

Ok, agora o jogador decide apostar a favor ou contra a proposição de dinheiro igual "vermelho" após as suas três ocorrências consecutivas. Digamos que o jogador decide apostar contra apostando "preto". O jogador coloca seus $ 10 no "preto".  Se "preto" acertar, o jogador tem agora $ 10. Mas se o “preto” perder, o jogador aposta $ 20 novamente. Se o jogador perder isso, agora está com uma queda de $ 30. Perdendo isso e o jogador aposta $ 40. Perdendo isso e o jogador perderá $ 70. 

 

Frank: Tire-nos da situação difícil tendo em conta de que também perdeu $ 70 até ao momento.

 

R. Ralph: Veja que o apostador original não perdeu apenas $ 70 porque ele ainda está a usar o Martingale tradicional, então ele perdeu $ 10, $ 20, $ 40, $ 80, $ 160 e $ 320 até uma perda total de $ 630! Além disso, ele não está a apostar apenas após três acertos consecutivos; ele está a apostar não importando qual a sequência. Isso gera muito mais apostas ao longo do tempo.

 

Frank: Então, o que fazer neste momento? Apenas continuar? 

 

R. Ralph: Não, o jogador terminou essa sequência. Ele deve esperar por outra sequência de três ocorrências de dinheiro igual em sequência para começar mais uma vez. O jogador nem olha sequer para o placard durante a próxima rodada, ou vai para outra mesa, ou apenas sorri e espera se a sequência terminar com um "preto" logo após fazer uma pausa. O jogador quer jogar, mas ao mesmo tempo quer proteger seu saldo.

 

Frank: Tem uma estratégia de gestão de dinheiro? Não vai apenas continuar a jogar certo?

 

R. Ralph: Se um jogador continuar a jogar, ele está a procurar problemas. A vantagem do casino está sempre a trabalhar.

 

Frank: Então, gestão de dinheiro para este método?

 

R. Ralph: O máximo que se pode perder em qualquer sequência é $ 70. Se o jogador estivesse a jogar o Martingale regular, a perda seria de $ 630, então esse é o valor máximo que se usa para jogar - nada mais. Mas o jogador pode apostar menos do que isso, se quiser. O jogador teria que perder nove sequências consecutivas para perder $ 630 - e as hipóteses disso acontecer são pequenas.

 

Frank: Isso poderia acontecer?

 

R. Ralph: Oh, sim. Isso significa que o jogador perderia 27 decisões consecutivas. Seria uma sequência incrivelmente ruim e duvido que isso aconteça com um jogador de roleta. Mas poderia. A aleatoriedade pode fazer coisas incríveis, mas perder 27 decisões seguidas, bem, isso seria um tanto rebuscado. Eu não o desconsideraria num nível universal, mas nunca apostaria que isso aconteceria no meu jogo.

O jogador pode, é claro, decidir que jogará apenas algumas sequências e isso pode significar que perderá essas poucas. Mas lembre-se de que o jogador só precisa de um acerto em qualquer sequência para pelo menos sentir que está no jogo. 

 

Frank: Hoje em dia, alguns casinos devolver-lhe-ão metade da sua aposta se sair 0 ou 00 numa aposta de dinheiro igual. No jogo de duplo zero, também denominado jogo americano, isto chama-se de “rendição” e no jogo de zero único europeu ou francês isto chama-se “na prisão”. Isto reduzirá a vantagem da casa para metade nessas apostas de dinheiro igual. O jogo de zero único tem uma vantagem da casa de apenas 2,7% e isso pode ser reduzido para 1,35% se tiver “na prisão”. Essa é uma das melhores apostas do casino. No jogo de duplo-zero americano, a vantagem da casa é reduzida para 2,63%.

 

R. Ralph: Isso é verdade. É sempre melhor jogar em casinos que oferecem esse tipo de recompensa - acho que poderia chamá-los de "recompensas" porque reduzir a vantagem da casa é sempre a melhor coisa que pode acontecer a um jogador. Então, sejam recompensas!

No entanto, mesmo com essas, se o jogador perder uma das apostas na sua sequência, essa sequência será encerrada. Jogar desta forma exigirá disciplina, pois a tendência dos jogadores é envolverem-se totalmente no jogo e, às vezes, ficarem tão entusiasmados que não pensam nas consequências para o seu dinheiro.

 

Frank: Acha que o jogo imprudente é um problema na roleta?             

 

R. Ralph: Com certeza. Acho que o que acontece, especialmente em mesas lotadas, é que a espera para fazer as apostas enquanto os dealers limpam a mesa das apostas perdedoras e pagam aos vencedores, leva alguns jogadores a pensar: “Oh, talvez eu devesse fazer mais apostas”. Quase se torna automático. Portanto, o jogador tem que jogar do modo que eu digo e não adicionar mais nada ao método.

 

Frank: Existem outros tipos de Martingales que possa discutir, talvez em colunas futuras?

 

R. Ralph: Sim. Mas tudo o que discutirei será com a ideia de não perder muito dinheiro para a vantagem da casa.

 

Frank: E quanto aos comps? Gosta de obter comps dos casinos? Muitos jogadores estão interessados em comps.

 

R. Ralph: Sim, alguns jogadores gostam demasiado de comps. Não me oponho a obter comps. Por que não obtê-los? Se o casino quiser oferecer um quarto grátis ou com desconto e uma refeição ou duas ou três, por mim tudo bem. Mas eu não vou jogar por comps. Eles não me motivam de forma alguma. Eles são apenas uma parte da rotina de jogo dos casinos. Não são a razão pela qual eu jogo. Eu mantenho os meus métodos e terei todo o gosto em aceitar quaisquer comps que surjam no meu caminho e agradecer ao casino pelos mesmos. Mas nunca jogo por eles.

 

Frank: Obrigado Ralph Roleta. E aos meus leitores: Tudo de bom dentro e fora dos casinos!

Frank Scoblete cresceu em Bay Ridge, em Brooklyn. Ele passou os anos 60 a estudar; os anos 70 em edição, escrita e publicação; os anos 80 no teatro e os anos 90 e 2000 nos jogos de casino.
Pelo caminho, ainda ensinou inglês durante 33 anos. Ele é autor de 35 livros; A sua editora mais recente é a Triumph Books, uma divisão da Random House. Ele mora em Long Island. Frank escreveu o Ultimate Roulette Strategy Guide e trata-se dum conhecido especialista em casinos.