Eis o Que Precisa Saber Para Jogar Roleta
- PONTO #1: A roleta contém 36 números e um 0 (versão americana tem um 00).
- PONTO #2: Tem de adivinhar o número/combinação deles onde a esfera vai parar.
- PONTO #3: Faça a sua aposta (interna, externa, aposta direta, rua, esquina, par, ímpar, linha de seis, etc)
- PONTO #4: Coloque as fichas na mesa para apostar. O croupier anuncia "sem mais apostas!" e lança a esfera na roda da roleta.
- PONTO #5: A esfera rola e acabará por cair em determinado número. O croupier marca depois as apostas vencedoras.
- PONTO #6: O croupier limpa a mesa (as apostas derrotadas são removidas primeiro) e paga aos vencedores.
- PONTO #7: Começa a próxima ronda e inicia-se novamente o processo de apostas.
O jogo da roleta tem regras que são fáceis de aprender e a melhor parte é que os principiantes e os jogadores experientes têm as mesmas probabilidades de ganhar. Na maioria dos jogos de casino, a prática leva à perfeição, mas quando se trata da roleta e sonhar com roleta, tudo o que precisa é de boa sorte e um bom entendimento das regras. E de formas a garantir que o jogo corre suavemente, é importante seguir as regras da roleta!Com base nas expectativas e na sua conta, os jogadores podem escolher uma estratégia de aposta agressiva ou ficarem-se por potenciais prémios pequenos em troca de melhores probabilidades de ganhar.
Para um melhor e mais profundo entendimento da roleta, recomendamos vivamente:
- Ler Guia de como ganhar na roleta de Frank Scoblete
- Familiarize-se com os termos da roleta
Serve dizer, para começar, que a roda europeia contém 37 casas ( de 0 a 36) e que a vertente americana apresenta uma casa extra (00). Em suma, a versão europeia é melhor vertente que a americana (para os jogadores).
Em termos de regras de apostas podemos dividir a mesa em duas secções: A secção interior e a secção exterior.
Na secção interior, pode-se apostar em números individuais ou em grupos de até seis números. Na secção exterior poderá apostar do género vermelho/preto, alto/baixo, par/ímpar (cada aposta deste género cobre 18 números). Tem ainda à sua disposição as apostas dúzia e coluna.
Destaque ainda para o facto de existirem diferentes grupos de apostas que englobam entre 7 e 17 números. Estes estão localizados em diferentes segmentos da roda.
Para começar a jogar tem primeiro de se juntar à mesa e escolher uma cor de ficha. Com a cor atribuída, poderá escolher o montante das fichas quando chegar a altura de apostar.
A aposta depende agora de si mas lembre-se que no caso das apostas exteriores, cada aposta tem de ser no mínimo igual ao montante mínimo da mesa. Tal irá aplicar-se também ao total apostado nas apostas interiores.
Quando ganha, o montante da aposta original é devolvido a si, assim como o prémio a receber. Em situação inversa, as apostas derrotadas são eliminadas. A seguir, repete-se todo o processo e está lançado o jogo da roleta.
História da roleta
A história do jogo começa há mais de 300 anos, no final do século XVII, com o reconhecimento do francês Blaise Pascal pela sua invenção. Ao que parece, ele estava a tentar criar uma máquina de movimento perpétuo enquanto estudava probabilidades, mas o resultado apanhou-o desprevenido. Os números da roleta ganharam muita tracção de forma relativamente rápida e no final do século, a roleta era um jogo popular em Paris.
No que respeita à roleta, há muitas histórias que os jogadores modernos gostam de partilhar e a maioria delas são sobre bad beats e desacelerações incríveis. Antigamente, as lendas eram ligeiramente diferentes e algumas afirmam que o francês François Blanc estava tão determinado a ganhar os segredos do jogo que fez um pacto com o diabo.
O argumento frequentemente citado para apoiar esta afirmação é que a soma dos números na roda é de 666, portanto há mesmo algo de profano nela. Não precisa de ser um grande fã de Goethe e do seu Fausto para se apaixonar pelo jogo, mas esta teoria podia ser útil durante um período difícil. É sempre melhor culpar outra pessoa pelos nossos períodos difíceis, principalmente o diabo, em vez de assumir a responsabilidade do comportamento errático do jogo....
Ao longo do tempo, os casinos decidiram melhorar a margem da casa e uma vez que a imaginação não é o seu forte, a solução foi acrescentar mais um zero. A mesa de apostas mudou de estrutura muitas vezes e quando a América importou o jogo, estas alterações foram imensas. A roleta francesa tem uma configuração mais tradicional e oferece aos jogadores probabilidades melhores, mas acrescenta duas regras especiais para os peritos.
Regras da roleta
Se até agora ainda não descobriu o objectivo de jogar roleta, provavelmente o melhor é manter-se à distância da roda. O objectivo é ganhar o mais possível em cada sessão que jogar e evitar declínios a longo prazo, seu tolo. Agora a sério, os jogadores devem adivinhar correctamente o número onde a bola vai parar após a rodada. Há vários tipos de aposta à escolha e cada uma delas tem um prémio diferente, sendo que as apostas com melhores prémios também são as mais difíceis de ganhar.
As regras dizem que os jogadores têm de fazer as apostas antes de a bola começar a cair, mas é possível apostar quando bola está em movimento. O croupier anuncia o fim da fase de apostas e quando a bola cai no local definitivo os vencedores são pagos, iniciando-se uma nova ronda. É dever do croupier limpar as apostas perdedoras e retirar o marcador do número vencedor.
Para além destas regras da roleta, há algumas que estão mais relacionadas com a etiqueta, mas mesmo não sendo regras escritas, são igualmente importantes. Por exemplo, as pessoas que estão a ver o jogo não se podem sentar nos assentos da mesa da roleta, o croupier vai pedir-lhes gentilmente que se afastem. Os que jogam devem fazer as apostas o mais rapidamente possível, sem interferir com os seus pares, para que todos possam apostar antes de o croupier anunciar “fim das apostas”.
Probabilidades e Prémios da Roleta
Quando o jogador compra as fichas na caixa do casino, pode apostar em qualquer número, grupo de números ou áreas de aposta. O único problema é que têm um período limitado de tempo para o fazer e nos casinos tradicionais, onde jogam muitas pessoas na mesma mesa, pode juntar-se uma grande multidão.
O croupier pode também ajudar a fazer as apostas se um jogador lho pedir, mas pode ficar assoberbado se receber muitos pedidos semelhantes. Por outro lado, quem escolhe jogar roleta online não vai ter esse problema, pois toma a decisão quando a roleta começar a rodar. A única excepção à regra é oferecida pelos casinos online que oferecem croupiers ao vivo, as mesmas regras aplicam-se nos casinos tradicionais.
Basicamente, há duas categorias de apostas na roleta, que se chamam apostas externas e apostas internas. As primeiras têm mais probabilidade de gerar um vencedor, uma vez que as probabilidades de ganhar são 50-50, enquanto as apostas internas são um pouco mais arriscadas, mas resultam em prémios maiores.
Aposta Prémio Probabilidade de ganhar* Probabilidade de ganhar**
Vermelho / Preto (18 números) 1:1 48,65% 47,37% Par / Ímpar (18 números) 1:1 48,65% 47,37% Baixo / Alto (18 números) 1:1 48,65% 47,37% Dúzia (12 números) 2:1 32,43% 31,58% Coluna (12 números) 2:1 32,43% 31,58% Rua dupla (6 números) 5:1 16,22% 15,79% Primeiros Cinco (5 números) 6:1 - 13,16% Canto (4 números) 8:1 10,81% 10,53% Rua (3 números) 11:1 8,11% 7,89% Dividida (2 números) 17:1 5,41% 5,26% Straight (um número) 35:1 2,70% 2,63%
* = Probabilidades e possibilidade de ganhar da roleta europeia com um zero
** = Probabilidades e possibilidade de ganhar da roleta americana com dois zeros
Apostas externas
Talvez a aposta da roleta mais popular de todas seja a aposta Vermelho ou Preto, que paga dinheiro certo e permite que os jogadores apostem numa das cores. Se o jogador ganhar vai manter o estado inicial e receber um montante igual. Ímpar ou Par tem o mesmo rácio de prémio, com a única diferença de que os jogadores apostam em números ímpares e pares. A Alto ou Baixo é também uma aposta de dinheiro certo e é feita em números que vão de 1 a 18 ou de 19 a 36 e em todas estas apostas na roleta, a casa extrai a sua margem da cada zero.
Não é preciso dizer que quem joga a roleta americana com dois zeros vai ter de enfrentar uma margem da casa muito maior. Por outro lado, quem prefere a Roleta Francesa, que é uma versão da Roleta Europeia vai ter melhores hipóteses de ganhar, devido à regra “en prison”. Basicamente, se a bola sair no zero, o jogador não perde a aposta, mas fica bloqueado durante a rodada seguinte. Se a aposta seguinte for vencedora, o dinheiro é libertado, caso contrário vai para os cofres do casino.
Um tipo de apostas externas ligeiramente diferente é aquele que paga 2-1, uma vez que as probabilidades de ganhar são de apenas 33%. A versão mais popular é nas Dúzias, onde os jogadores devem apostar nos primeiros 12 números, nos segundos ou nos terceiros. O mesmo se aplica à aposta Colunas, em que se espera que os jogadores apostem nos 12 números, sendo a única diferença a distribuição na grelha de apostas. Todas as apostas exteriores estão claramente definidas na mesa da roleta com lugares específicos para casa aposta.
Apostas internas
Este tipo de apostas não é adequado a jogadores que não gostam de correr riscos, uma vez que as probabilidades de ganhar são reduzidas, embora os potenciais lucros sejam elevados. Os jogadores vão apostar frequentemente num único número e se ganharem o prémio será de 35 para 1. Uma coisa a ter em mente é que apesar de os jogadores poderem apostar no zero ou no duplo zero, se jogarem roleta americana, o retorno do investimento é de 35 para 1, enquanto as probabilidades são de 37 para 1.
A segunda aposta mais arriscada é a dividida, porque os jogadores estão a apostar em dois números e se fizerem uma previsão da roleta correcta, a aposta inicial vai aumentar 17 vezes. A aposta de Rua é essencialmente um nome pomposo para uma aposta que paga 11 para 1, se o jogador fizer a suposição correcta e a bola sair num dos três números que ele indicou. Para fazer esta apostas, os jogadores devem colocar a ficha na linha que separa as apostas externas das apostas internas.
Uma aposta de canto paga 8 para 1 e é feita ao colocar a ficha no cruzamento de quatro números, indicando a intenção do jogador de apostar em todos os números adjacentes. A aposta dos cinco números é raramente usada, devido ao facto de se aplicar apenas à roleta americana e trazer consigo uma margem da casa descomunal de 7,9%, enquanto o retorno do investimento é de 6 para 1. As probabilidades são muito mais justas de escolher a aposta de rua dupla, uma vez que aposta em seis números e o prémio é de 5 para 1.

A pior aposta
Há 17 tipos principais de apostas na roleta europeia e uma aposta extra na americana. A aposta extra é a aposta do Cesto e é de longe a pior aposta que se pode fazer, logo não a faça nem a sonhar com roleta. Aposta em 5 números 0, 00, 1, 2, 3 tem uma probabilidade de ganhar de 5:38 e apenas paga 6:1,o que significa uma desvantagem para o jogador (margem da casa) de 7,9%, o que é extremamente injusto comparado com a margem da casa padrão de 5,3% na roleta americana com duplo zero ou com os 2,7% de vantagem da casa da roleta europeia com um zero.
A melhor forma de desenvolver o seu entendimento do jogo é a prática. Jogue o jogo e veja as apostas, probabilidades da roleta e prémios em acção, com os nossos jogos de demonstração de roleta completamente grátis.
Tipos de roleta e configuração da mesa
Basicamente, há dois tipos de números da roleta, sendo que se distinguem pelo número de casas com zeros. A versão europeia é considerada a mais justa, uma vez que tem um único zero, enquanto a versão americana aumenta a vantagem da casa ao acrescentar a casa 00. E assim sendo, quanto vale o 0 na roleta? Vale muito, precisamente mais vantagem para si e mais vantagem para o casino com 00. Um zero equivale a 2,70% de vantagem para a casa enquanto que 00 transforma essa percentagem em 5,26%. Como vê, um simples zero pode valer muito!
Números da roleta americana
Para além dos 36 números normais, os números da roleta americana apresentam duas casas verdes que têm 0 e 00 inscrito nelas. Estão localizadas em lados opostos da roda, assim como todos os números consecutivos e com a mesma cor. A distribuição dos números normais é diferente da Roleta Europeia e é a seguinte, no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio: 0, 2, 14, 35, 23, 4, 16, 33, 21, 6, 18, 31, 19, 8, 12, 29, 25, 10, 27, 00, 1, 13, 36, 24, 3, 15, 34, 22, 5, 17, 32, 20, 7, 11, 30, 26, 9, 28.

Números da roleta europeia
Uma vez que há uma única casa com zero na roleta europeia, os fabricantes não têm de se certificar de que o zero fica no lado oposto da roda em relação a qualquer outro número. A regra continua a aplicar-se aos números com a mesma cor e aos números consecutivos, mas a sequência é diferente. É a seguinte, no sentido dos ponteiros do relógio: 26, 3, 35, 12, 28, 7, 29, 18, 22, 9, 31, 14, 20, 1, 33, 16, 24, 5, 10, 23, 8, 30, 11, 36, 13, 27, 6, 34, 17, 25, 2, 21, 4, 19, 15, 32.

Roleta Francesa
À primeira vista, não há diferença entre a Roleta Francesa e Europeia, uma vez que as rodas têm a mesma configuração e os números estão ordenados na mesma sequência. A única diferença entre os dois jogos é que a Roleta Francesa tem duas regras especiais que dão pelo nome “En Prison” e “La Partage”. A primeira aplica-se quando a bola para no zero e, como já foi explicado anteriormente, os jogadores não perdem a aposta, mas em vez disso têm uma segunda hipótese de fazer a previsão correcta. A “La Partage” também ajuda aqueles que usam as apostas de dinheiro certo a recuperar metade do investimento, uma vez que 50% da aposta vai ser imediatamente reembolsada se a bola parar no 0.
Este artigo explica e clarifica a confusão sobre as diferenças entre as versões americana, europeia e francesa da roleta em mais pormenor.
Contudo, o mais importante a perceber antes de entrar no casino mais próximo é que jogar roleta é jogar responsavelmente com dinheiro que pode dar-se ao luxo de perder. Boa sorte!
Pontos-Chave
- O jogo tem origem no final do século XVII com Blaise Pascal.
- O objetivo do jogo passa por adivinhar o número onde a bola vai cair.
- Poderá apostar em qualquer número, mas existem basicamente duas categorias de apostas (apostas externas e apostas internas).
- Apostas externas: Par ou ímpar, vermelho ou preto, alta ou baixa, dúzias, colunas.
- Apostas internas: apostar num único número, split (dividida), Street, corner, etc.
- Existe a vertente europeia e a americana. A primeira conta com um único zero enquanto que a segunda com o 0 e o 00.