Até os jogos de mesa mais antigos podem ter inovações e a roleta, o craps e o blackjack são alguns dos favoritos dos jogadores mais antigos.

Independentemente do jogador estar a jogar num casino online ou ao vivo, ele está a jogar jogos com muita história.

As rodas de roleta modernas, completas com 0 e 00, foram usadas em Paris no final dos anos 1700s. O craps evoluiu ao longo dos séculos e diz-se que provém de um jogo chamado "perigo", jogado pelos cavaleiros britânicos nas Cruzadas nos anos 1100. O blackjack teve vários precursores europeus, mas a sua linhagem direta parece rastreável ao “vingt-et-un”, ou “21”, na França por volta de 1700.

Os jogos ainda estão a evoluir, com novas apostas e apostas paralelas introduzidas quase todos os anos.

Vejamos três adições recentes. Elas não serão ainda encontradas em todos os lugares. É preciso tempo para que novas apostas criem seguidores e convençam mais casinos a experimentá-las. Elas espalham-se mais rapidamente nos casinos online do que nos casinos ao vivo, que têm diferentes requisitos de espaço e investimentos em equipamento.

Veja como funciona cada uma destas opções, e como as hipóteses de ganhar são afetadas.

 

CRAPS

O Canto Muggsy foi projetado para substituir as apostas Big 6 e Big 8 nos cantos das mesas de craps.

Essas apostas precisam ser substituídas. Elas funcionam da mesma forma que as apostas em 6 e 8, mas pagam menos. Se o jogador apostar no Big 6 ou na colocação 6, ele ganha se sair um 6 e perde se sair um 7. O Big 8 e a colocação 8 funcionam da mesma forma com 8s em vez de 6s. Problema: o Big 6 e o Big 8 pagam com probabilidade de 1 para 1, mas as colocações 6 e 8 pagam com probabilidades de 7 para 6, desde que o jogador aposte múltiplos de 6 dólares. A margem da casa é de 9,09% nas apostas "Big", mas apenas 1,52% nas apostas locais.

 

craps table

 

Com estes números, não há razão para apostar Big 6 ou Big 8.

Mas se se retirar estas apostas desfavoráveis da mesa, o que se faz com o espaço?

Uma solução potencial é o Canto de Muggsy.

O Canto de Muggsy é uma aposta de uma ou duas rodadas com uma vantagem da casa de 5,56%. É o mesmo que a vantagem no campo quando ambos 2 e 12 pagam 2 para 1.

No lançamento inicial, o Canto de Muggsy ganha se sair um 7 ao jogador e perde se o lançamento for 2, 3, 11 ou 12. São seis formas de ganhar - 6 dos 36 lançamentos possíveis de 2 dados totalizam 7 - e 6 formas de perder com um modo de perfazer 2, 2 de perfazer 3, 2 de perfazer 11 e uma de perfazer 12.

Os vencedores no lançamento inicial recebem um pagamento de 2 para 1.

Se o lançamento inicial for 4, 5, 6, 8, 9 ou 10, a aposta do Canto de Muggsy permanece no lugar. Se o lançamento seguinte for 7, os apostadores do Canto de Muggsy ganham e são pagos de 3 para 1. Todas as outras jogadas perdem, então nesta segunda jogada ainda há 6 maneiras de ganhar, mas 30 maneiras de perder.

O jogador terá em média uma vitória no primeiro lançamento a cada seis vezes que fizer uma aposta e uma vitória no segundo lançamento uma em cada nove vezes. No geral, o jogador ganhará 27,78% das suas apostas e a casa ganhará 72,22%. O pagamento de 2 para 1 numa vitória na primeira rodada e de 3 para 1 numa vitória na segunda rodada significam que o retorno médio para o jogador é de 94,44% das apostas, enquanto que a casa fica com 5,56%.

 

ROLETA

Uma nova aposta chamada “2G” dá ao jogador a hipótese de um pagamento de 350 para 1 em duas rodadas da roda. O jogador ganha se o número vencedor for 0 ou 00 em rodadas consecutivas.

Desenhada para uma roda de duplo zero, a aposta 2G tem uma vantagem para a casa de 2,77%. Esta é uma vantagem mais baixa do que outras apostas nas rodas de duplo zero, onde a margem é de 5,26 % em todas as apostas, exceto na aposta de cinco números de 0, 00, 1, 2 e 3 que tem uma margem de 7,89 %.

A julgar estritamente pela vantagem da casa, aposta 2G é uma raridade por ser mais favorável para os jogadores do que o jogo principal. No entanto, há muita volatilidade embutida nos resultados. Embora uma aposta de um único número ganhe em média uma vez a cada 38 rodadas, e uma aposta de 18 números, como vermelho ou preto, uma vez a cada 2,1 rodadas, a aposta 2G ganhará em média apenas uma vez a cada 361 rodadas.

É assim que funciona. Numa roda de roleta de duplo zero existem 38 números, incluindo o 0 e o 00. Para calcular o número de resultados possíveis de duas rodadas, multiplique 38 por ele próprio e obterá 1444.

Quatro resultados possíveis são vencedores: 0 na primeira rodada e 0 na segunda; 0 na primeira e 00 na segunda; 00 na primeira e na segunda; ou 00 na primeira e 0 na segunda.

Dividindo os quatro resultados vencedores e as 1444 possibilidades totais por quatro, obter-se-á uma hipótese em 361 de ganhar.

Se o jogador apostar 1 dólar em cada uma das 361 rodadas, arriscará 361 dólares. Em média, o jogador ganharia uma vez obtendo 350 dólares em ganhos e mantendo a sua aposta de 1 dólar. Isso daria à casa um lucro de 10 dólares pela sequência.

Dividindo o lucro da casa de 10 dólares pelos 361 dólares apostados, e multiplicando depois por 100 para converter em percentagem, obtém-se uma vantagem de 2,77 % para a casa.

 

BLACKJACK

O “Match the Dealer” existe há mais tempo do que o Canto de Muggsy ou a aposta 2G e é um pouco mais fácil de encontrar, embora ainda não seja um algo incontornável num casino.

Trata-se de uma aposta paralela projetada para o blackjack ou a variação do blackjack Spanish 21. Os pagamentos e as probabilidades de vencer podem variar entre os dois jogos porque o Spanish 21 é jogado com vários baralhos de 48 cartas em vez de 52, sendo os 10s removidos.

 

blackjack table

 

O jogador ganha se qualquer uma das duas primeiras cartas corresponder ao valor da carta do dealer que está virada para cima. Há uma recompensa maior se além do valor também for igualado o naipe.

No blackjack padrão, os ganhos de uma correspondência em valor são 4 para 1 se o jogo estiver a usar 2, 4 ou 6 baralhos. O pagamento diminui para 3 para 1 se estiverem em jogo 5 ou 8 baralhos.

O retorno é maior se houver correspondência com o dealer em naipe. Então, os pagamentos são de 19 para 1 com 2 baralhos, de 14 para 1 com 4, de 15 para 1 com 5, de 11 para 1 com 6 e de 14 para 1 com 8.

Os 4 e 5 baralhos são vistos principalmente em casinos ao vivo que usam baralhadores contínuos automáticos. Em casinos online, jogos de 4 e 5 baralhos são muito raros.

As vantagens da casa são 3,3% com 2 baralhos, 4,8% com 4 ou 5 baralhos, 4,1% com 6 baralhos  e 3,7% com 8 baralhos.

Isto é melhor do que muitas apostas paralelas, mas não tão favorável quanto o jogo principal, onde a estratégia básica pode reduzir a vantagem para menos de 1%.

O que torna o “Match the casino dealer” uma aposta para jogadores que gostam da emoção de perseguir um pagamento de uma mão maior do que aquela que se pode obter no jogo principal.

O mesmo vale para o Spanish 21, onde os jogadores que usam a estratégia básica do blackjack também podem reduzir a vantagem para menos de 1% no jogo principal.

O Spanish 21 é jogado com 6 ou 8 baralhos de 48 cartas. Com 6 baralhos, os pagamentos são de 4 para um 1 em correspondências de valor e de 9 para 1 em correspondências do mesmo naipe. Os pagamentos em jogos com 8 baralhos são de 3 para 1 se as correspondências forem em valor e de 12 para 1 em naipe.

As vantagens da casa são de 3,1% com 6 baralhos e 3,0% com 8, tornando “Match the Dealer” um pouco melhor no Spanish 21 do que no blackjack padrão.

Em qualquer caso, o “Match the Dealer” oferece aos jogadores novas formas de perseguir recompensas maiores, à medida que os jogos de casino centenários se continuam a desenvolver.

Durante quase 25 anos, John Grochowski tem sido um dos escritores de jogos mais prolíficos dos Estados Unidos. Ele foi classificado em nono lugar pela GamblingSites entre os 11 maiores especialistas em jogos de azar e o seu Video Poker Answer Book foi classificado em oitavo lugar entre os melhores livros de jogos de azar de todos os tempos.