Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.


Atualizado a 26 de Maio de 2025

As Regras Básicas para Jogar Craps

Se nunca jogou craps, está prestes a descobrir um dos jogos de dados casino mais emocionantes disponíveis. À primeira vista, a mesa pode parecer complexa com todas aquelas caixas e números, mas a verdade é que começar é surpreendentemente simples.

O segredo está em focar-se numa única aposta: a linha Pass. Esta é a espinha dorsal do jogo, e compreender como funciona abre-lhe a porta para todas as outras possibilidades. Milhões de jogadores em todo o mundo começaram exatamente aqui, com esta aposta fundamental que oferece algumas das melhores probabilidades do casino.

O que torna o craps especial é a energia contagiante da mesa. Quando todos os jogadores apoiam o mesmo "shooter" (a pessoa que lança os dados), cria-se uma camaradagem única. Ganham juntos, celebram juntos, e essa atmosfera transforma uma simples jogada de dados numa experiência memorável. É algo impossível de replicar em jogos como as slotsroleta ou jogos de cartas de casino.

Nas próximas secções, vamos desvendar cada aspeto do jogo, desde as apostas mais básicas até às estratégias mais avançadas. Prepare-se para compreender por que razão o craps conquista tantos entusiastas pelo mundo fora.

A Mesa de Craps

Cada área da mesa significa uma aposta diferente. Se as suas fichas estão na linha Pass, está a fazer uma aposta Pass. Se estão na caixa que exibe imagens de dados mostrando um 6 e um 5, está a fazer a aposta única em 11 etc.

Ao jogar craps no casino online, pode fazer qualquer uma das apostas clicando no local específico no ecrã. No casino físico, poderá apostar em Pass, Don't Pass, Come, Don't come, e Field colocando as suas próprias fichas na mesa. Para outras apostas, colocará as suas fichas diretamente à sua frente na mesa, avisando o dealer no que deseja apostar (ex.: €5 no 4).

Apostas Multi-Roll Principais

PASS (Vantagem da casa: 1,41%)

As apostas vencedoras são pagas 1 para 1, mas quando os jogadores que não jogam craps dizem que o jogo os confunde, esta é geralmente a aposta que eles têm dificuldade em acompanhar. Geralmente, é preciso mais do que uma jogada para decidir, e o 7, que no início é uma boa jogada para os jogadores, no final é um número perdedor.

A sequência da linha Pass começa com um "lançamento comeout". Pode perceber que a próxima jogada é um comeout se houver um disco na mesa. Se o disco estiver voltado para um canto da mesa com o lado preto "off" virado para cima, a próxima jogada será uma comeout. Se o disco estiver numa caixa numerada com o lado branco "on" virado para cima, a sequência Pass já está em andamento.

Na jogada comeout, se o shooter tirar 7 ou 11, as apostas Pass ganham. Se o shooter tirar 2, 3 ou 12, as apostas pass perdem. Se o shooter tirar 4, 5, 6, 8, 9 ou 10, esse número tornar-se-á o ponto e o objetivo do jogo muda. Agora o shooter deve tirar esse número novamente antes de tirar um 7.

Nenhum outro resultado é importante para decidir a aposta pass. Se o ponto for 6 e as próximas jogadas forem 4, 8, 3, 11, 5, 12, por exemplo, a aposta Pass permanecerá em ação. A aposta não é decidida até que o shooter tire o número ponto novamente ou tire um 7.

COME (Margem da casa: 1,41%)

Come é a mesma aposta que Pass, com a exceção de que é feita quando já há um ponto definido para os apostadores Pass. Se o lançamento seguinte for um comeout, a aposta que quererá é Pass. Se já houver um ponto, pode apostar Come e a próxima jogada é tratada como um iniciador de sequência para a sua aposta Come.

Digamos que, no comeout, o shooter tira um 6, e isso torna-se no ponto. Antes do próximo lançamento, você aposta em Come. Então, se o shooter fizer 7 ou 11, a sua aposta Come vai ganhar, se ele jogar 2, 3 ou 12, a aposta Come perde e qualquer outro número tornar-se-á um ponto para a sua aposta Come.

Repare que os mesmos 7 que vencem na sua aposta Come podem perder na linha Pass, e os 2, 3 ou 12 que perdem na aposta Come não terão efeito na Pass. Se no próximo lançamento sair 7, ganha no Come, mas perde no Pass. Se sair 11, ganha no Come e a sua aposta Pass permanece em ação.

DON'T PASS & DON'T COME (Margem da casa: 1,36%)

Estes são os opostos das apostas Pass e Come. Tal como elas, aposta Don't Pass se o próximo lançamento é um "comeout" e Don't Come se não for.

No comeout de uma aposta Don't Pass ou no primeiro lançamento depois de fazer uma aposta Don't Come, ganha se o lançamento for 2 ou 3 e perde se o lançamento for 7 ou 11. Não ganha se a jogada for 12, mesmo que 12 seja um perdedor no início das sequências de Pass ou de Come. Em vez disso, a aposta passa para a próxima e poderá recuperar o seu dinheiro após um 12.

Se tirar qualquer outro número, este número tornar-se-á o ponto. Se um 7 aparecer antes do ponto ser repetido, quem apostou no "Don't" vence e, se o ponto aparecer primeiro, eles perderão. O oposto de Pass ou Come.

A maioria dos jogadores prefere jogar no Pass, de modo a apoiarem o shooter e sentir aquela camaradagem de vencerem juntos. Referem-se a jogadores do "Don't" como "apostadores errados" e "o lado negro". Mas a margem da casa é um pouco mais baixa e o lado sombrio tem os seus seguidores.

ODDS GRÁTIS / ODDS LAY (Margem da casa: 0%)

As apostas vencedoras são pagas nas suas odds (probabilidades) reais, variando de acordo com o número do ponto. É raro encontrar um valor equilibrado nos jogos de casino, mas essas probabilidades permitem exatamente isso. São chamadas de "odds grátis", mas não é uma aposta grátis. Ainda precisa colocar dinheiro em risco. O "grátis" significa apenas que não há comissão.

Para ter odds grátis, deve primeiro fazer uma aposta Pass ou Come. Depois de um ponto ser estabelecido, poderá fazer a sua aposta Pass ou Come com um segundo valor. A maioria dos casinos permite que aposte múltiplos da sua aposta original.

A melhor parte disto é que as odds grátis são pagas com base nas odds reais.

Pagamentos das odds grátis:

  • Pontos 6 ou 8: 6-5
  • Pontos 5 ou 9: 3-2
  • Pontos 4 ou 10: 3-1

Estes refletem as probabilidades reais de um jogador tirar esses números. Usando dois dados de seis lados, existem 36 combinações possíveis. Seis delas totalizam 7, com cinco para 6 e 8, quatro para 5 e 9 e três para 4 e 10.

Atualmente, muitos casinos disponibilizam odds de 3x, 4x, 5x, o que significa que pode fazer uma aposta de três vezes a sua aposta original se o ponto for 4 ou 10, quatro vezes se o ponto for 5 ou 9 ou cinco vezes se o ponto for 6 ou 8. Isso facilita o cálculo dos pagamentos. Com probabilidades máximas, o total dos pagamentos é o mesmo em qualquer ponto. Se apostar €5 em Pass, então uma aposta de €15 em odds no 4 ou 10 paga 2 para 1 (€30); uma aposta de €20 em odds no 5 ou 9 paga 3 para 2 (€30); e uma aposta de €25 em odds no 6 ou 8 paga 6 para 5 (também €30).

APOSTAS PLACE

Vantagens da casa: 1,52% no 6 ou 8; 4% no 5 ou 9; 6,67% no 4 ou 10

As apostas vencedoras são pagas com as seguintes probabilidades:

  • 7 para 6 se apostar em 6 ou 8
  • 7 para 5 em 5 ou 9
  • 9 para 5 em 4 ou 10

Deseja escolher o seu número sem esperar que o shooter defina um ponto no lançamento comeout? As apostas Place permitem que faça isso mesmo.

Quando faz uma aposta Place, está a apostar que o shooter tirará o seu número antes de tirar um 7. Como na aposta Pass, nenhum outro número importa. Se apostar no 6 Place e as próximas jogadas tirarem 5, 4, 12, 3, 9, 8, não haverá decisão sobre a sua aposta. Ganha apenas se o shooter tirar o seu número e perde se ele tirar 7.

Estas apostas pagam mais do que 1 para 1, mas menos do que as verdadeiras odds. Em vez das odds reais de 6 para 5 de tirar 6 ou 8, esses números pagam 7 para 6, dando à casa uma margem de 1,52%.

Um ponto importante: Se apostar em 6 ou 8, não deixe de apostar múltiplos de €6 para que a casa possa pagar no valor de 7 para 6. Se apostar €5, a casa pagará 1 para 1. Muitos jogadores gostam de apostar em 6 e 8, os números vencedores mais frequentemente tirados.

APOSTAS BUY

Vantagem da casa: 4,76%, ou menos se a comissão for cobrada apenas em caso de vitória.

As apostas Buy são pagas com odds reais, mas é necessário pagar uma comissão de 5% à casa para aceder a essas odds. Por exemplo, se comprar o 4 por €20, tem de pagar também uma comissão de €1 à casa. Se ganhar, será pago com odds reais de 2 para 1. Isso reduz a vantagem da casa de 6,67% para 4,67% no 4 ou 10, mas aumenta a vantagem da casa noutros números.

No entanto, alguns casinos cobram a comissão apenas em caso de vitória. Nesse caso, a vantagem da casa desce para 2% se comprar o 5 ou 9, e para 1,67% no 4 ou 10, tornando a aposta Buy uma opção melhor do que a Place. A vantagem da casa ao comprar o 6 e 8 nestas condições é de 2,27%, por isso continua a ser preferível a vantagem de 1,52% da aposta Place.

HARDWAYS (Margem da casa: 9,09% no 6 ou 8; 11,11% no 4 ou 10)

Os pagamentos são de 9 para 1 no 6 ou 8 e 7 para 1 no 4 ou 10. Um número tirado da maneira mais difícil (daí o nome ‘hardway’) significa que os dois dados mostram o mesmo número. Um 4 hard é um 2 em cada dado. Hard 6 é 3 em cada dado, e assim sucessivamente.

Para ganhar uma aposta hardway, o seu número deve aparecer da forma mais difícil antes que o shooter tire o 7 ou o seu número de qualquer outra forma. Se apostar 8 hard e os dados mostrarem 2-6 ou 3-5, perde. Só ganha no 4-4.

Apostas One-Roll Populares

AS APOSTAS FIELD (Margem da casa: 5,56% ou 2,78%)

Ganha se a próxima jogada der 2, 3, 4, 9, 10, 11 ou 12. Os vencedores recebem 1 para 1 na maior parte das vezes, mas recebem 2 para 1 se o número for 2, e 2 para 1 ou 3 para 1 se o número for 12. Alguns casinos, especialmente em Reno, Nevada, invertem isso e pagam 3 para 1 num 2, e 2 para 1 num 12. Se 2 e 12 pagam 2 para 1, a margem da casa é de 5,56%. Se um deles paga 3 para 1, isso reduz a margem pela metade para 2,78%.

2 OU 12 (Margem da casa: 13,89%)

Os vencedores ganham 30 para 1. Se apostar em 2, a próxima jogada deve dar 2. Se apostar em 12, a próxima jogada deve dar 12. Com qualquer outro número, perde.

3 OU 11 (Margem da casa: 11,11%)

Os vencedores ganham 15 para 1. Se apostar em 3, a próxima jogada deve ser 3, e se apostar em 11, a próxima jogada deve ser 11. Todos os outros números perdem.

QUALQUER 7 (Margem da casa: 16,67%)

Os vencedores ganham 4 para 1. Esta é uma das apostas com a maior vantagem do casino no craps, mas alguns jogadores gostam da acção rápida.

QUALQUER CRAPS (Margem da casa: 11,11%)

Os vencedores ganham 7 para 1. Recebe três números nesta aposta. Ganha se a próxima jogada der 2, 3 ou 12.

APOSTAS HOP (Margem da casa: 13,89% ou 11,11%)

Os vencedores ganham 30 para 1 em apostas de hard hop e 15 para 1 em apostas easy hop. Na aposta hop, estará a apostar que cada dado cairá num número específico. Dirá ao dealer "6-3 hop" ou "4-2 no hop" e ganha apenas se os dados mostrarem esses números específicos.

Num "hard hop", os dois números devem ser os mesmos, como 1-1 ou 4-4. Quando os dois números são diferentes, a aposta é um "easy hop".

Regras Essenciais do Craps

Número de Dados

Dois dados de seis lados são usados, e você aposta no total dos números que aparecem em ambos os dados. Não pode apostar em cada dado separadamente.

Como Apostar

Online: O ecrã inclui uma representação gráfica da mesa. Clique ou toque nas imagens das fichas para determinar quanto deseja apostar, e no ecrã para colocar as fichas na aposta desejada.

Casino físico: Pode colocar as suas próprias fichas na linha Pass, Come e Field, mas para a maioria das apostas, as fichas devem ser colocadas pelo dealer. Coloque as fichas à sua frente e diga ao dealer o que deseja.

Equipa de Mesa (Casino Físico)

  • Boxman: Comanda a mesa e supervisiona as transações
  • Stickman: Manuseia os dados com uma vara longa e lida com apostas de proposição
  • Dois dealers: Cada um responsável por uma extremidade da mesa

O Shooter

Nos casinos online, dados virtuais são lançados por um gerador de números aleatórios. Nos casinos físicos, os shooters jogam à vez. Quando o shooter tira um 7 depois de estabelecer um ponto, diz-se que ele "tirou o sete e está fora", e os dados são entregues a um novo shooter. Mas nem todas as jogadas perdedoras resultam num novo shooter. Se a aposta Pass perde com 2, 3 ou 12 no lançamento comeout, o shooter não é eliminado com o sete e continua a jogar.

Da mesma forma, nem todos os setes tiram os jogadores do jogo. Se o shooter tira um número ponto, a sequência recomeça com um novo lançamento comeout, e tirando 7 ou 11 nessa nova jogada, o jogador ganha.

Estratégia e Probabilidades do Craps

As melhores apostas no Craps são Pass/Don't Pass e Come/Don't Come, com margens da casa de apenas 1,41% e 1,36% respetivamente. Adicionar odds grátis reduz ainda mais a margem da casa, tornando-se nas apostas mais favoráveis do casino.

Se quer aumentar as probabilidades de ganhar dinheiro, evite apostas de proposição como "Qualquer 7" ou apostas hardway, que têm margens da casa superiores a 9%. Se é principiante, concentre-se nas apostas básicas Pass e Come com odds grátis.

Tabela de Probabilidades Resumida

Aposta Pagamento Margem da Casa
Pass/Come 1-1 1,41%
Don't Pass/Don't Come 1-1 1,36%
Odds (qualquer) Probabilidades reais 0%
Place 6,8 7-6 1,52%
Place 5,9 7-5 4%
Place 4,10 9-5 6,67%
Field (2,12 pagam 2-1) 1-1, 2-1 5,56%
Hard 6,8 9-1 9,09%
Hard 4,10 7-1 11,11%
Qualquer 7 4-1 16,67%

O craps oferece algumas das melhores probabilidades do casino quando faz as apostas certas. Comece com Pass e adicione odds grátis para maximizar as suas hipóteses de sucesso.

Conclusão

Agora que conhece os fundamentos deste fascinante jogo de dados casino, está pronto para começar. Embora os casinos de Portugal não ofereçam craps nas suas salas físicas, as plataformas online proporcionam toda a emoção do jogo original. E quem sabe? Talvez uma viagem a Las Vegas esteja no seu futuro, e quando isso acontecer, os dados já estarão do seu lado!

Originalmente publicado a 29 de Outubro de 2019

Durante quase 25 anos, John Grochowski tem sido um dos escritores de jogos mais prolíficos dos Estados Unidos. Ele foi classificado em nono lugar pela GamblingSites entre os 11 maiores especialistas em jogos de azar e o seu Video Poker Answer Book foi classificado em oitavo lugar entre os melhores livros de jogos de azar de todos os tempos.