Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.

__________________________________________

1. COMO JÁ DEVE TER ADIVINHADO, "TEORIA DOS JOGOS" É O ESTUDO MATEMÁTICO DOS JOGOS


Mas não apenas qualquer tipo de jogo. A teoria dos jogos refere-se apenas a jogos de estratégia entre dois ou mais jogadores concorrentes. Geralmente, há um conjunto claro de regras que define os possíveis movimentos que cada jogador pode fazer em cada momento do jogo e uma pontuação resultante para cada jogador no final de cada jogo...


2. NÃO CONFUNDIR "TEORIA DO JOGO" COM "TEORIA DE JOGOS DE AZAR"

Embora os dois se sobreponham. A teoria de jogos de azar aplica-se a jogos com resultados incertos, com um ou muitos jogadores, com ou sem nenhuma habilidade envolvida. Pode-se dizer que a teoria do jogo é sobre jogos de habilidade e a teoria de jogos de azar sobre jogos de azar (embora um jogo de jogador único que envolva alguma habilidade não seja um assunto da teoria do jogo). O vídeo poker no casino online, que envolve apenas um jogador a tentar combinações vencedoras, tem um elemento de habilidade, mas ainda não seria um assunto para a teoria do jogos. Mas o poker ao vivo, jogado entre duas ou mais pessoas, é um assunto adequado para a teoria do jogos. De facto, os jogos de poker, especialmente as versões simplificadas, têm sido usados ​​como paradigmas na teoria do jogo desde que John von Neumann fundou a moderna teoria do jogo na década de 1920.

De modo similar, a teoria do jogo não se aplica ao jogo de blackjack, mesmo quando um contador de cartas habilidoso ganha vantagem sobre o casino. Mas, se considerar o jogo de gato e rato no qual os contadores de cartas devem se destacar para poder continuar a jogar e vencer nos jogos de casino, a teoria do jogo tem muito a dizer sobre isso.

teoria de jogos

3. A TEORIA DOS JOGOS DIVIDE OS JOGOS EM DOIS TIPOS ATRAVÉS DE DIVERSOS CRITÉRIOS


Existem jogos cooperativos versus não cooperativos, jogos de soma zero (ou mais precisamente, soma constante) versus jogos de soma não-zero, jogos simultâneos versus sequenciais, jogos de informação perfeita versus jogos de informação imperfeita e jogos de dois jogadores contra jogos com três ou mais jogadores. Também existem jogos simétricos e assimétricos, jogos infinitos, jogos combinatórios, jogos repetidos, jogos discretos ou contínuos, jogos populacionais, jogos estocásticos, meta-jogos e assim por diante. É bom saber que esses termos existem, mas não falaremos de todos eles aqui.

 

4. O MODELO DE PREVISÃO ECONÓMICA DE COMPORTAMENTO

A teoria dos jogos foi originalmente desenvolvida como um modelo matemático para estudar e prever o comportamento económico. Mas a grande variedade de jogos que a teoria dos jogos contempla torna-a valiosa como modelo ou ferramenta para muitos campos, incluindo a biologia evolutiva, filosofia, ciência política, informática, guerra e, é claro, jogos de apostas para várias pessoas, como o poker. Lembra-se do clássico filme Jogos de Guerra, de 1983? (Se ainda não viu, este é o seu primeira trabalho de casa.) Esta é a teoria dos jogos aplicada à guerra termonuclear.

“Informação perfeita” na teoria de jogos não significa que saiba o futuro. Significa apenas que cada jogador tem informações perfeitassobre o passado.

 

5. QUERO JOGAR UM JOGO (DE SOMA ZERO)

Um jogo é de soma zero se a pontuação total no final de cada jogada for zero. Por outras palavras, o tanto que um jogador vence será perdido pelos outros jogadores no jogo. Jogos de azar como o poker geralmente são de soma zero (não incluindo o que fica para a casa, mas também o valor do entretenimento, e é por isto que jogamos em primeiro lugar). Existem alguns jogos em que os jogadores podem combinar melhor ou pior, dependendo das suas estratégias. Jogos como esses são usados algumas vezes como modelos de como a cooperação pode evoluir entre jogadores concorrentes.

teoria de jogos

6. PODE PREVER O FUTURO? ISTO É PERFEITO

“Informação perfeita” na teoria dos jogos não significa que saiba o futuro. Tal significa apenas que cada jogador tem informações perfeitas sobre o passado (e presente, se houver jogadas simultâneas por jogadores diferentes). Não há informações ocultas que um jogador saiba que outro não, como as cartas ocultas de um jogador num jogo de poker. E não há movimentos ocultos, como a posição inicial num jogo de Batalha Naval.

Jogos como xadrez, damas e Go são jogos de informação perfeita, e há um ramo separado da matemática chamado teoria combinatória dos jogos que se concentra neles. A teoria dos jogos "regulares" concentra-se mais em jogos com informações imperfeitas. Ainda pode haver aleatoriedade e incerteza num jogo de informação perfeita. Gamão é um bom exemplo, e também o Monopólio. (Falando de Monopólio e jogos de guerra, na Segunda Guerra Mundial, os Aliados na verdade faziam o contrabando de mapas, bússolas e outras ferramentas para prisioneiros de guerra, dentro de caixas de Monopólio!)
 

7. A CHAVE É A FALTA DE ELEGÂNCIA

O foco principal da teoria dos jogos está em jogadores inteligentes e totalmente racionais.
A teoria dos jogos está interessada em responder à pergunta: "Qual é a melhor maneira de jogar contra adversários que pensam como eu?" O foco não está em como jogar contra um adversário específico com uma certa estratégia (apesar disso poder ser um passo num algoritmo para encontrar uma estratégia ideal). É como um jogador muito inteligente a jogar contra um irmão gémeo.
“Qual é a melhor maneira de jogar contra adversários que pensam como eu?" O foco não está em como jogar contra um adversário específico com uma certa estratégia.

teoria de jogos

8. ESTRATÉGIA PURA vs. ESTRATÉGIA MISTA

Em todos os jogos de soma zero para dois jogadores, como o poker frente-a-frente, existe uma estratégia (ou um conjunto de estratégias) que não pode ser derrotada, mesmo pelo melhor adversário. Essa geralmente é chamada de estratégia ideal. Se seguir a estratégia ideal, pode até dizer ao seu adversário como você joga (mas não revelar sinais!) e mesmo assim não poderá ser derrotado a longo prazo. Estratégias ideais geralmente envolvem escolher aleatoriamente (mas com probabilidades precisas) entre duas ou mais opções de jogo diferentes para alguns ou todos os movimentos do jogo, porque um adversário às vezes pode tirar proveito de uma estratégia que é muito previsível. (Esta é denominada de "estratégia mista" na teoria dos jogos, em oposição a uma "estratégia pura" que sempre executa a mesma escolha de movimento em situações idênticas.)

Por exemplo, no jogo Pedra-Papel-Tesoura, a estratégia ideal é fazer cada jogada um terço do tempo. Se jogar pedra com um pouco mais de frequência do que isto, o seu adversário pode ter uma vantagem ao jogar papel com mais de um terço e/ou tesoura com menos frequência. Observe que a estratégia ideal em Pedra-Papel-Tesoura não lhe dará uma vantagem, mas impedirá que o seu adversário obtenha uma vantagem. Felizmente, isto não é verdade no poker. A estratégia ideal, se puder descobrir e segui-la perfeitamente, oferecerá uma vantagem contra quase qualquer outra pessoa.

Já deve ter ouvido falar que os investigadores de poker “resolveram” um jogo de poker da vida real no ano passado (Texas Hold'em com limite mano a mano). Eles não resolveram o jogo literalmente, mas chegaram perto o suficiente, usando milhares de dias de tempo no computador, até dizer com confiança que "essencialmente” resolveram. Você poderia jogar perfeitamente contra ele toda a sua vida e ainda ter uma sólida probabilidade de perder.

Citação: Se seguir a estratégia ideal, pode até dizer ao seu adversário como joga (mas não revelar sinais!) e mesmo assim não poderá sair derrotado a longo prazo

9. ESTRATÉGIAS DE EQUILÍBRIO

Adicione apenas mais um jogador, para que haja 3 jogadores num jogo (ou o jogo não é de soma zero) e não há garantia de que exista uma maneira "melhor" ou "ideal" de jogar. No entanto, pode haver "estratégias de equilíbrio", chamadas de equilíbrios de Nash, em homenagem a John Nash, o famoso matemático que ganhou o Prémio Nobel de Economia em 1994 pelo seu trabalho inovador. Nash foi o tema do premiado filme “Uma mente brilhante”, baseado no livro de mesmo nome. Infelizmente, no ano passado, ele e sua esposa faleceram num acidente de carro em Nova Jersey, voltando para casa do aeroporto após outra viagem oficial à Noruega.

 

10. COMECE A JOGAR

Num equilíbrio de Nash, nenhum jogador pode fazer melhor mudando unilateralmente a sua estratégia. Porém, dois ou mais jogadores poderiam mudar a sua estratégia juntos e ver uma melhoria. Aplicando isto a um jogo de poker: quando houver mais de 2 jogadores no jogo, não há estratégia que vença sempre (mesmo quando os seus adversários não estiverem conspirando contra si). Tal significa que deve adaptar a sua estratégia aos seus adversários e como eles estão a jogar naquele momento. Para complicar as coisas, eles vão estar constantemente a tentar adaptar-se a si e ao outro adversário também. E, às vezes, só mesmo por acaso, eles podem até estar a jogar de uma maneira que não poderá vencer a longo prazo. Portanto, encontre um jogo de poker no qual se sinta à vontade e possa ganhar, ou procure um jogo frente-a-frente (dois jogadores).

teoria de jogos

Finalmente, isto leva-nos à sua tarefa final: começar a jogar. (Se alguém perguntar, está apenas a fazer o trabalho de casa!)

 

Tudo o que precisa de saber sobre o melhor que se faz no casino online em Portugal, nomeadamente em 888Casino. Encontrará aqui artigos sobre as melhores estratégias dos jogos de casino como roleta ou slots, mitos, histórias curiosas, factos que não pode passar sem saber e ainda algumas das melhores dicas para o casino online que não vai querer perder.