As slot machines têm sido a espinha dorsal da indústria de casinos desde o final dos anos 80, quando empresas públicas começaram a assumir o controlo da indústria de jogos construindo grandes resorts em Las Vegas e em todo mundo. Sendo as slot machines tão importantes como impulsionadoras de receita para a indústria, vale a pena explorar como funcionam.

 

pie chart

 

Este artigo explora vários aspectos deste conceito, incluindo:

 

1.     Geradores de Números Aleatórios

2.     Slot Machines de Três Moedas e Uma Linha

3.     Slot machines Multi-Linha e Multi-Crédito

4.     Percentagens de Retenção

5.     Jogos Temáticos Versus Jogos Sem Tema

6.     Jogos Baseados em Decisões

7.     Máquinas de Combinação Progressiva

 

Geradores de Números Aleatórios (RNGs)

Os algoritmos das slot machines usam um gerador de números aleatórios como mecanismo principal para determinar os resultados. Isto acontece porque as máquinas mais antigas eram suscetíveis a fraudes.

Simplificando, o RNG determina quando o jogador ganha e quanto o jogador ganha. No entanto, o termo gerador de números aleatórios não é um termo preciso em slots de casino. O algoritmo não é verdadeiramente aleatório.

É baseado numa fórmula matemática com um valor de entrada inicial (variável independente) que determina o valor de saída final (variável dependente). O valor de entrada é baseado no momento em que o jogador pressiona inicialmente o botão “jogar”.

No entanto, o jogador não pode esperar jogar na mesma slot machine à mesma hora diariamente e ter resultados semelhantes. Isto acontece porque o registo de data e hora que o algoritmo usa tem várias casas decimais.

 

Slot Machines de Três Moedas e Uma Linha

Originalmente, os jogos de slots eram jogos simples de três moedas, denominação única e uma linha. O jogador jogaria uma, duas ou três moedas e seria pago de acordo.

Um exemplo tradicional deste tipo de máquina são as Jackpot Slot Machines de 3 cerejas. Haveriam entre 8 e 10 símbolos em cada tambor.  Quando uma, duas ou todas as três cerejas aparecessem no visor do tambor central de uma máquina, a máquina pagaria.

 

slot pagamento

 

Slot machines Multi-Linha e Multi-Crédito

Os jogos de slots mais recentes são agora jogos baratos, oferecendo uma opção de várias linhas e vários créditos. E o jogador determina o número de créditos a jogar por rodada.

O número de combinações vencedoras aumentou, mas isto tem um custo. A aposta média do jogador aumenta significativamente com este tipo de máquina.

Só porque o número de combinações vencedoras aumenta, não significa que o jogador ganhe com mais frequência. Considere a seguinte análise matemática das slots tradicionais de três moedas e uma linha e das máquinas de vários créditos e de várias linhas.

  • Slot Machine de Linha Única de Três Moedas

A taxa média de rodada de uma slot é de 10 rodadas por minuto. Portanto, um período de jogo de duas horas, representa um número total de rodadas de 1.200.  Com uma aposta média de $ 0,75 e uma retenção de 10%, isto representa uma perda de $ 90 para o jogador numa única viagem. Com um jogador rotineiro que joga duas vezes por semana, isto representa uma perda mensal total de $ 720.

  • Jogos Recentes Multi-Linha e Multi-Moedas

Com uma taxa média de rodada de 10 rodadas por minuto num período de jogo de duas horas, isto representa um número total de rodadas de 1.200. Com uma aposta média de $ 0,90 e uma retenção de 10%, isto representa uma perda de $ 108 para o jogador numa única viagem.  Com um jogador rotineiro que vem duas vezes por semana, isto representa uma perda mensal total de $ 864. O efeito total deste exemplo de custo de jogo é um aumento de $ 144 na perda por mês. Este é um aumento de 20% na taxa de perdas ou uma diminuição de 20% no valor para um jogador.

 

Percentagens de Retenção

A introdução de valores mais baixos nos jogos de várias linhas e vários créditos paga menos do que os jogos de três moedas de um tambor de valor mais alto. Porque os designers de jogos acreditam que os jogadores querem uma vitória grande para criar o efeito “WOW”, existem jogos de $ 0,01 com prémios principais de $ 1 milhão, $ 100.000 ou $ 10.000.

Isto tem as consequências indesejadas de criar uma necessidade matemática de grande volatilidade neste tipo de jogos.

Isto significa que haverão muitos jogadores perdedores para aquele jackpot. Isto é verdade para os grandes jackpots em rede vistos nos andares do casino e os grandes jackpots vistos nas rodadas de bónus de muitos jogos. Em alguns casos, o prémio principal tem uma proporção de 1 vitória em 15 milhões de rodadas.

A faixa de jogadores que não ganham dinheiro nenhum nestes jogos de alta variação está entre 6,9% e 29%. Este intervalo pode ser atribuído a variações no tema de jogo e ao tempo que o jogo está no mercado.

 

apostas maximas

 

A taxa de vitória da slot machine é definida pelos operadores do casino e é chamada de “Vantagem da Casa” (HA). A HA é ponderada em termos de taxa e é baseada na denominação do jogo; quanto menor a denominação, maior a HA.

Tradicionalmente, isto era feito para compensar as apostas mais baixas por rodada na era de denominação de três moedas. Isto significa que os jogadores estão a pagar uma taxa HA maior ao passar de um jogo de valor mais alto, o jogo de três moedas, para um jogo de valor menor, multi-linha e multi-crédito.

O jogador está a apostar mais dinheiro e com maior risco ao passar das máquinas tradicionais de três moedas para um jogo de várias linhas e vários créditos.

 

Jogos Temáticos Versus Jogos Sem Tema

Os jogadores são atraídos pelo tema de um jogo, mas a experiência permanece consistente com outros jogos multi-linha e multi-crédito. Isto pode definitivamente ser comprovado porque existem várias versões genéricas do jogo de slot Wheel of Fortune.

Este é indiscutivelmente o jogo de casino de maior sucesso atualmente no mercado. As versões genéricas nem sequer se aproximam das taxas de jogo da Wheel of Fortune.

O jogo Wheel of Fortune é a marca mais forte de todos os tempos, embora seja uma máquina de participação, e tem uma das estruturas de reembolso mais pobres de todos os jogos no piso do casino. Isso acontece porque todos reconhecem a marca Wheel of Fortune, simplesmente porque ela está na televisão há mais de 30 anos.

Cada jogo temático novo lançado por um fabricante exige um custo de royalties para uma empresa de licenciamento. Usar as imagens e nomes de uma marca não sai barato para os fabricantes de jogos.

Para compensar esse custo, os fabricantes de slots passam o custo para os consumidores aumentando as percentagens de retenção. Os algoritmos das slot machines temáticas são sempre programados para conter mais.

 

Jogos Baseados em Decisões

Algumas slot machines são jogos baseados em decisões. Video Poker é um jogo baseado em decisões e a vantagem da casa é geralmente metade, ou menos, daquela encontrada em slot machines típicas quando jogadas de forma otimizada.

Estes jogos são populares porque a decisão envolve diretamente o jogador. O jogador mais inteligente é recompensado e estes jogos têm retorno de 98 ou 99%.

 

Máquinas de Combinação Progressiva

Alguns jogos mais recentes têm um paradigma de combinação vencedora dinâmica. Isto significa que o número de combinações vencedoras aumenta ou diminui com o tempo. Algumas máquinas mostram o número de combinações vencedoras disponíveis após uma rodada.

De vez em quando, o número de combinações aumenta. E quando o número de combinações vencedoras se torna suficientemente alto, a máquina está preparada para pagar.

Isto não significa que o algoritmo diz à máquina para pagar imediatamente. Isto significa que a programação de pagamentos mudou. No entanto, quando um jackpot sai nestes tipo de máquinas, o número de combinações vencedoras cai imediatamente.

Por último, algumas máquinas têm jackpots menores, maiores e progressivos. O valor de cada jackpot é exibido diretamente na máquina. Isto funciona como uma espécie de cronómetro.

Essencialmente, isto significa que, quando os níveis do jackpot na máquina individual ficam suficientemente altos, a máquina vai pagar em breve. Cada máquina é diferente e tem de ser testada individualmente para saber em quais níveis é melhor jogar. Mas, regra geral, quanto mais alto, melhor.

Anteriormente, os casinos colocavam sinais à volta de máquinas específicas que diziam tem de atingir o progressivo aos X dólares. Mas, como os jogadores procuravam máquinas que estivessem perto da quantia designada de um dólar e apenas jogavam essas máquinas, eles tinham que ser menos óbvios.

O valor de cada jackpot antes de ser pago varia de máquina para máquina e frequentemente de casino para casino.

Na análise final, os algoritmos das slot machines são numerosos. Cada marca de máquina tem diferenças subtis. Mas existem algumas coisas que sabemos:

1.     Os números aleatórios não são de todo aleatórios e são ainda bastante imprevisíveis.

2.     As máquinas tradicionais de três moedas e uma linha não consomem dinheiro tão rapidamente quanto as outras máquinas.

3.     As máquinas multi-linha e multi-crédito consomem o dinheiro do jogador rapidamente.

4.     As máquinas de denominações mais altas retêm menos do que as máquinas de denominações mais baixas.

5.     As máquinas temáticas geralmente têm percentagens de retenção mais altas do que as máquinas não temáticas, porque têm que pagar pelo licenciamento.

6.     Os jogos baseados em decisões oferecem menor vantagem para a casa quando jogados corretamente.

7.     Algumas máquinas têm combinações dinâmicas de vitória. Quanto mais combinações existirem, maiores serão as hipóteses de vitória.

8.     Algumas máquinas têm limites nos quais pagam antes que os jackpots fiquem muito altos.

Estas são algumas das características dos algoritmos que existem para os jogos de slots de casino. Não é uma lista completa. E conforme os jogos mais recentes são desenvolvidos, algumas dessas características serão expandidas, mas não eliminadas.

Os complexos algoritmos matemáticos sobre os quais estas máquinas são construídas, constroem-se a si mesmos. O próximo nível será provavelmente algum tipo de componente de Inteligência Artificial. Boa caçada.

Nicholas é um veterano de 17 anos na indústria de jogos de casino. Ele é ex-treinador das infames equipas de Blackjack do MIT e participa regularmente no Blackjack Ball, uma reunião dos melhores jogadores profissionais do mundo.