Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.
Artigo atualizado a 27 de Dezembro de 2024
As slot machines têm sido a espinha dorsal da indústria dos casinos desde o final da década de 1980, quando as corporações públicas começaram a assumir o controlo do setor dos jogos, construindo mega resorts em Las Vegas e em todo o mundo. Sendo as slot machines uma fonte de receita tão importante para a indústria, vale a pena explorar como elas funcionam.

Este artigo explora vários aspectos deste conceito, incluindo:
- Geradores de Números Aleatórios
- Slot Machines de Três Moedas e Uma Linha
- Slot Machines Multi-Linha e Multi-Créditos
- Percentagens de Retenção
- Jogos Temáticos Versus Jogos Sem Tema
- Jogos Baseados em Decisões
- Máquinas de Combinação Progressiva
Geradores de Números Aleatórios (RNGs)
Os algoritmos das slot machines utilizam um Gerador de Números Aleatórios (RNG) como motor principal para determinar os resultados. Isto deve-se ao facto de as máquinas mais antigas serem suscetíveis a batota nas slots.
De forma simples, o RNG determina quando o jogador ganha e quanto ganha. Contudo, o termo Gerador de Números Aleatórios não é propriamente preciso no caso das slots de casino. O algoritmo não é verdadeiramente aleatório.
Baseia-se numa fórmula matemática com um valor inicial de entrada (variável independente) que determina o valor final de saída (variável dependente). O valor de entrada é baseado no momento em que o jogador prime o botão para jogar pela primeira vez.
No entanto, o jogador não pode esperar jogar na mesma slot machine à mesma hora todos os dias e obter resultados semelhantes. Isto porque o indicador de tempo que o algoritmo utiliza tem várias casas decimais.
Slot Machines de Três Moedas e Uma Linha
Originalmente, os jogos de slots eram jogos simples de três moedas, denominação única e uma linha. O jogador apostaria uma, duas ou três moedas e seria pago em conformidade com isso.
Um exemplo tradicional deste tipo de máquina são as Jackpot Slot Machines de 3 Cerejas. Haveria entre 8 e 10 símbolos em cada cilindro. Quando uma, duas ou todas as três cerejas aparecessem no visor do cilindro central de uma máquina, a máquina pagaria.

Slot Machines Multi-Linha e Multi-Crédito
Os jogos de slots mais recentes são agora jogos baratos, oferecendo uma opção de várias linhas e vários créditos. E o jogador determina o número de créditos a jogar por rodada.
O número de combinações vencedoras aumentou, mas isto tem um custo. A aposta média do jogador aumenta significativamente com este tipo de máquina.
Só porque o número de combinações vencedoras aumenta, não significa que o jogador ganhe com mais frequência. Considere a seguinte análise matemática das slots tradicionais de três moedas e uma linha e das máquinas de vários créditos e de várias linhas.
- Slot Machine de Linha Única de Três Moedas
A taxa média de rodadas de uma slot é de 10 rodadas por minuto. Portanto, um período de jogo de duas horas, representa um número total de 1.200 rodadas.
Com uma aposta média de €0.75 e uma retenção de 10%, isto representa uma perda de €90 para o jogador numa única visita ao casino. Com um jogador rotineiro que jogue duas vezes por semana, isto representa uma perda mensal total de €720.
- Jogos Novos Multi-Linha e Multi-Moedas
Com uma taxa média de 10 rodadas por minuto num período de jogo de duas horas, isto representa um número total de rodadas de 1.200. Com uma aposta média de €0.90 e uma retenção de 10%, isto representa uma perda de €108 para o jogador numa única visita ao casino.
Com um jogador rotineiro que vem duas vezes por semana, isto representa uma perda mensal total de €864. O efeito total deste exemplo de custo de jogo é um aumento de €144 na perda por mês. Este é um aumento de 20% na taxa de perdas ou uma diminuição de 20% no valor para um jogador.
Percentagens de Retenção
A introdução de denominações mais baixas nas máquinas multi-linha e multi-moedas fez com que estas pagassem menos do que as máquinas de três moedas de denominação mais alta e com um único cilindro. Isto acontece porque os criadores de jogos acreditam que os jogadores querem um grande prémio para criar aquele efeito "UAU", com jogos de €0.01 a oferecer prémios máximos de €1 milhão, €100.000 ou até €10.000.
No entanto, isto tem a consequência não intencional de criar uma necessidade matemática de grande volatilidade neste tipo de jogos.
Isto significa que haverá muitos jogadores a perder para que apenas um ganhe o jackpot. Este fenómeno é evidente nos mega jackpots em rede que se encontram nos casinos e nos grandes prémios disponíveis nas rondas de bónus de muitos jogos. Em alguns casos, a probabilidade de ganhar o prémio máximo é de 1 em 15 milhões de jogadas.
A percentagem de jogadores que não ganha qualquer prémio nestes jogos de alta variância varia entre 6,9% e 29%. Esta variação deve-se ao tema do jogo e ao tempo que o jogo está no mercado.

A taxa de retorno das slot machines é definida pelos operadores de casino e é conhecida como a "Vantagem da Casa" (HE - House Edge) ou "Vantagem do Casino". A vantagem da casa é ponderada em função da taxa e é baseada na denominação do jogo; quanto mais baixa for a denominação, maior será a vantagem da casa.
Tradicionalmente, isto era feito para compensar as apostas mais baixas por jogada na era das máquinas de três moedas. Isso significa que os jogadores estão a pagar uma taxa de vantagem da casa mais elevada ao mudar de jogos de denominação mais alta, como as máquinas de três moedas de 25 cêntimos, para jogos de denominação mais baixa, multi-linha e multi-créditos.
O jogador acaba por apostar mais dinheiro e assumir um maior risco ao passar das máquinas tradicionais de três moedas para as máquinas multi-linha e multi-créditos.
Jogos Temáticos Versus Jogos Sem Tema
Os jogadores são atraídos pelo tema de um jogo, mas a experiência permanece consistente com outros jogos multi-linha e multi-créditos. Isto pode definitivamente ser comprovado porque existem várias versões genéricas do jogo de slot Wheel of Fortune.
Este é indiscutivelmente o jogo de casino de maior sucesso atualmente no mercado. As versões genéricas nem sequer se aproximam das taxas de jogo da Wheel of Fortune.
O jogo Wheel of Fortune é a marca mais forte de todos os tempos, embora seja uma máquina de participação, e tem uma das estruturas de reembolso mais pobres de todos os jogos de casino. Isso acontece porque todos reconhecem a marca Wheel of Fortune (Roda da Sorte), simplesmente porque ela faz parte do mundo da televisão há mais de 30 anos.
Cada jogo temático novo lançado por um fabricante exige um custo de royalties para uma empresa de licenciamento. Usar as imagens e nomes de uma marca não sai barato para os fabricantes de jogos.
Para compensar esse custo, os fabricantes de slots passam o custo para os consumidores aumentando as percentagens de retenção. Os algoritmos das slot machines temáticas são sempre programados para reter mais créditos.

Jogos Baseados em Decisões
Algumas slot machines são jogos baseados em decisões. O Video Poker é um jogo baseado em decisões e a vantagem da casa é geralmente metade, ou menos, daquela encontrada em slot machines típicas quando jogadas de forma otimizada.
Estes jogos são populares porque a decisão envolve diretamente o jogador. O jogador mais inteligente é recompensado e estes jogos têm retorno de 98 ou 99%.
Máquinas de Combinação Progressiva
Alguns jogos mais recentes têm um paradigma de combinação vencedora dinâmica. Isto significa que o número de combinações vencedoras aumenta ou diminui com o tempo. Algumas máquinas mostram o número de combinações vencedoras disponíveis após uma rodada.
De vez em quando, o número de combinações aumenta. E quando o número de combinações vencedoras se torna suficientemente alto, a máquina está preparada para pagar.
Isto não significa que o algoritmo diz à máquina para pagar imediatamente. Isto significa que a programação de pagamentos mudou. No entanto, quando um jackpot sai nestes tipo de máquinas, o número de combinações vencedoras cai imediatamente.
Por último, algumas máquinas têm jackpots menores, maiores e progressivos. O valor de cada jackpot é exibido diretamente na máquina. Isto funciona como uma espécie de cronómetro.
Essencialmente, isto significa que, quando os níveis do jackpot na máquina individual ficam suficientemente altos, a máquina vai pagar em breve. Cada máquina é diferente e tem de ser testada individualmente para saber em quais níveis é melhor jogar. Mas, regra geral, quanto mais alto, melhor.
Anteriormente, os casinos colocavam sinais à volta de máquinas específicas que diziam que aquelas máquinas tinham de atingir o progressivo aos X euros ou dólares. Mas, como os jogadores procuravam máquinas que estivessem perto da quantia designada e apenas jogavam essas máquinas, as coisas tiveram de passar a ser menos óbvias.
O valor de cada jackpot antes de ser pago varia de máquina para máquina e frequentemente de casino para casino.
Em última análise, os algoritmos das slot machines são numerosos. Cada marca de máquina tem diferenças subtis. E é por isso que sem esta tabela de porcentagem dos slots se torna difícil saber exatamente como ganhar nos slots. Mas existem algumas coisas que sabemos:
- Os números aleatórios não são de todo aleatórios, mas são ainda bastante imprevisíveis.
- As máquinas tradicionais de três moedas e uma linha não consomem dinheiro tão rapidamente quanto as outras máquinas.
- As máquinas multi-linha e multi-crédito consomem o dinheiro do jogador rapidamente.
- As máquinas de denominações mais altas retêm menos do que as máquinas de denominações mais baixas.
- As máquinas temáticas geralmente têm percentagens de retenção mais altas do que as máquinas não temáticas, porque têm que pagar pelo licenciamento.
- Os jogos baseados em decisões oferecem menor vantagem para a casa quando jogados corretamente.
- Algumas máquinas têm combinações dinâmicas de vitória. Quanto mais combinações existirem, maiores serão as hipóteses de vitória.
- Algumas máquinas têm limites que definem que estas têm de pagar antes que os jackpots fiquem muito altos.
Estas são algumas das características dos algoritmos que existem para os jogos de slots de casino. Não é uma lista completa. E conforme os jogos mais recentes são desenvolvidos, algumas dessas características serão expandidas, mas não eliminadas.
Os complexos algoritmos matemáticos sobre os quais estas máquinas são construídas, constroem-se a si mesmos. O próximo nível será provavelmente algum tipo de componente de Inteligência Artificial. Boa caçada!
Originalmente publicado a 24 de Setembro de 2021