Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.

 

 

Todo o jogo de casino é um jogo de probabilidade. Embora algumas apostas e ações do jogador estejam sob seu controlo, o resultado é sempre ditado, até certo ponto, pelo acaso. É a forma como o jogador pesa estas hipóteses, calculando probabilidades e apostando de acordo, que determinará se ele ganha ou perde a longo prazo.

 

A probabilidade é simplesmente a possibilidade de que um determinado evento vá ocorrer. Atire uma moeda ao ar e a probabilidade de obter caras é de 50%. Obter o Ás de Espadas numa única distribuição de baralho de cartas tem uma probabilidade de 1,9%. Quando se entra em tópicos complexos como obter certas mãos num jogo de poker, esses números podem tornar-se muito grandes e extremamente complexos.

 

As 52 cartas num baralho não parecem muito, há um vasto número de maneiras nas quais um baralho pode ser organizado. Especificamente, um baralho de cartas pode ser organizado em 52! maneiras, ou 52 x 51 x 40 x 39 ... até 3 x 2 x 1. Isto soma um número melhor representado em notação científica: mais de 8 x 1067, ou um 8 seguido por 67 zeros. Como o vídeo explica, são tantas as possibilidades que cada vez que um baralho de cartas é baralhado, é quase certo que esse arranjo específico de cartas nunca existiu antes na história do universo.

 

 

Calcular as probabilidades nem sempre é fácil, então fizemos parte do trabalho por si, olhando para quatro grandes jogos de casino e algumas das questões de probabilidade mais comuns para cada um. Da próxima vez que se sentar numa mesa, pense na probabilidade por trás do jogo que está a jogar. Poderá ficar surpreendido com a rapidez com que isso o torna um jogador mais forte. 

 

Blackjack – Vai a próxima carta ser uma carta queimada?

 

carta queimada

 

A maioria das mãos de Blackjack envolvem algum grau de risco. Pedir cartas no 12 tem um pequeno risco. Pedir cartas no 16 tem muito. A maioria dos jogadores entende inerentemente que este risco aumenta à medida que o valor total da sua mão aumenta ... mas quais são as hipóteses da próxima carta ser uma carta queimada com cada uma das mãos “perigosas”, de 12 a 16?

 

Olhemos para as probabilidades. (Estas probabilidades são baseadas num distribuidor de vários baralhos.)

 

Tabela BJ

 

As probabilidades pioram a partir daí, até uma taxa colossal de obter uma carta queimada de 92% se pedir uma carta aos 20. (o que sabemos que nunca faria!)

 

Lembre-se: a estratégia inteligente do Blackjack leva em consideração o que o dealer está a mostrar. Por exemplo, embora as chances de obter uma carta queimada aos 12 sejam relativamente baixas, se o dealer mostrar um 6, as probabilidades estão fortemente a seu favor se ficar com o 12, já que o dealer está mais propenso a obter uma carta queimada. Se é um novo jogador, uma "cábula" padrão do Blackjack vai ajudar a guiá-lo sobre quando pedir cartas e quando parar.

 

Roleta – Quantas vezes pode dobrar?

 

Roleta

 

Do ponto de vista das probabilidades, a Roleta é comparativamente fácil de compreender. Cada rodada da roda é independente, então (ao contrário do Craps) as suas hipóteses de ganhar não mudam com base nos resultados da rodada anterior.

 

Do ponto de vista puramente matemático, esta aleatoriedade torna a Roleta tanto fácil de jogar como muito divertida. Algumas das apostas mais populares são as apostas de dinheiro pares, das quais existem várias no tabuleiro. Estas incluem pares/ímpares, 1-18/19-36 e o sempre popular vermelho/preto. Aposte em qualquer um dos lados dessas apostas e dobrará o seu dinheiro se a bola cair na sua seleção.

 

O truque com a Roleta é que a real probabilidade de ganhar qualquer uma destas apostas é ligeiramente inferior a 50%. Isto deve-se à adição do 0 verde e geralmente um segundo 00 na roda. O 0 e o 00 não contam como par nem ímpar, vermelho ou preto, alto ou baixo. Para todas as apostas de dinheiro pares, se a bola cair no 0 ou no 00, o jogador perde.

 

Então, olhemos para uma roda hipotética apenas com um 0. O jogador aposta $100 numa das alternativas acima descritas (as hipóteses são as mesmas para todas as seis opções) e não retira a aposta. Por quanto tempo pode o jogador deixar as suas fichas na mesa? Aqui estão as probabilidades de ganhar em vários pontos do jogo.

 

Roda de 0 único

 

Tabela roleta1

 

Como pode ver, as hipóteses de ganhar cinco apostas das acima descritas em sequência caem para um valor astronómico de 2,7% - mas isso é um bom pagamento numa aposta de $100. 

 

Como é que adicionar aquele 00 extra muda as coisas? Poderá surpreender-se. 

 

Roda 0/00

 

Tabela roleta2

 

Aquele 00 extra reduz suas chances de ganhar cinco vezes seguidas para apenas 2,4%.

 

Lembre-se: estas probabilidades apenas são precisas antes da primeira rodada. Se já ganhou quatro apostas, o passado não irá influenciar o que vai acontecer a seguir: as suas hipóteses de ganhar a próxima aposta numa roda de 00 voltarão a 47,4%.

 

Craps – Vai fazer ponto ou sair de jogo?

 

Imagem craps

 

No Craps, o jogo envolve lançar um par de dados, somando os valores dos dois para determinar um número chamado de ponto. O ponto pode ser 4, 5, 6, 8, 9 ou 10. Em termos simples, o atirador atira os dados até que um desses números apareça. Então começa a verdadeira diversão: o jogador tem que continuar a atirar os dados até que o ponto apareça uma segunda vez. Se os dados somarem 7, a aposta original é perdida.

 

Então, quais são as probabilidades de fazer o seu ponto (obter o número do ponto uma segunda vez antes que o 7 apareça)? As probabilidades dependem de qual é o ponto, porque alguns números aparecem com menos frequência do que outros ao lançar os dados. Por exemplo, existem cinco maneiras diferentes de obter um 6 com dois dados (5:1, 4:2, 3:3, 2:4, 1:5), mas apenas três maneiras de obter um 4 (3:1, 2:2, 1:3).

 

Olhemos como as hipóteses de fazer o seu ponto mudam dependendo do número:

 

Tabela craps

 

Uma vez que o 7 é o número mais comummente obtido ao lançar dois dados, a casa tem uma vantagem variável sempre que o jogador tentar fazer algum ponto. No entanto, quanto mais próximo o seu ponto estiver de 7, maior será a probabilidade do jogador ganhar.

 

Use a probabilidade a seu favor

Ao jogar qualquer jogo de casino, é importante ter pelo menos um conhecimento básico das probabilidades por trás de qualquer decisão. Algumas escolhas podem parecer ter boas probabilidades, mas na verdade serem menos prováveis do que pensa, enquanto outras escolhas podem parecer improváveis, embora na verdade tenham probabilidades relativamente boas. Todos os jogos no casino são uma questão de matemática, por isso da próxima vez que enfrentar uma grande mão ou uma jogada quente, execute alguns números rápidos (ou consulte um artigo como este) para o ajudar a obter a melhor hipótese de ganhar.

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