Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.


Todos os jogos de casino têm probabilidades. Ainda que certas apostas que você faça e ações que tome estejam sob o seu controlo, o resultado é sempre ditado, de alguma forma, pelo acaso. É como você mede essas chances calculando probabilidades e apostando de acordo com elas que determinará se ganha ou perde no longo prazo. Saber as probabilidades dos jogos de casino é essencial.

Probabilidade é simplesmente a possibilidade de um certo evento acontecer. Atire uma moeda ao ar e a probabilidade de sair cara é de 50%. Tirar o Ás de Espadas tirando uma única carta de um baralho de cartas tem uma probabilidade de 1.9%. Quando entra em tópicos complicados como completar certas mãos num jogo de poker, estes números podem tornar-se muito grandes e extremamente complexos.

52 cartas num baralho não parece muito, mas há um vasto número de formas de organizar um baralho de cartas. Especificamente, um baralho de cartas pode ser organizado de 52 (!) formas diferentes, ou 51 x 51 x 40 x 39, até 3 x 2 x 1. Isso resulta num número melhor representado em notação científica: mais de 8 x 1067, ou um 8 seguido de 67 zeros. Tal como o seguinte vídeo explica, são tantas possibilidades que de cada vez que um baralho é baralhado, é quase certo que aquele arranjo específico de cartas nunca existiu antes na história do universo. 

Calcular as probabilidades nem sempre é fácil, por isso fizemos algum do trabalho por si, analisando os quatro principais jogos de casino e algumas das questões de probabilidade mais comuns para cada um deles. Da próxima vez que se sentar numa mesa de jogo, pense nas probabilidades por trás do jogo que estiver a jogar. Talvez fique surpreendido com a rapidez com que isso o torna num jogador mais forte.

Índice

  1. Blackjack
  2. Roleta
  3. Craps
  4. Poker
  5. Tire Vantagem das Probabilidades

Blackjack – Será que a Próxima Carta o Fará Rebentar?

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A maioria das mãos no blackjack envolvem algum nível de risco. Pedir carta com 12 é um pouco arriscado. Pedir carta com 16 é muito arriscado. A maioria dos jogadores compreendem, inerentemente, que este risco aumenta à medida que o total da sua mão sobe... mas quais são as probabilidades de rebentar com a próxima carta em cada uma das mãos “perigosas”, do 12 ao 16?

Olhemos para as probabilidades. (Estas probabilidades são baseadas num jogo com múltiplos baralhos):

A SUA MÃO   PROBABILIDADES DE REBENTAR
12 31%
13 38%
14 46%
15 54%
16 62%

Daqui para a frente, as probabilidades pioram, até uns gigantes 92% de probabilidade de rebentar caso peça carta com 20. (Que sabemos que você nunca fará!)

Lembre-se: Uma boa estratégia de blackjack leva em consideração a carta que o dealer está a mostrar. Por exemplo, apesar das probabilidades de rebentar quando pedimos carta com 12 serem relativamente baixas, se o dealer tiver um 6, as probabilidades são muito a nosso favor se ficarmos com 12, pois existe uma forte possibilidade de o dealer rebentar quando pedir carta. Se você é um novo jogador, uma “folha de dicas” de Blackjack ajudará a orientá-lo sobre quando pedir carta ou ficar.

Roleta – Quantas Vezes Consegue Dobrar?

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Do ponto de vista das probabilidades, a Roleta é comparativamente fácil de compreender. Cada giro da roleta é independente, por isso (ao contrário de Craps) as suas chances de ganhar não mudam com base nos resultados do giro anterior.

De um ponto de vista puramente matemático, esta aleatoriedade faz da Roleta fácil de jogar e muito divertida. Algumas das apostas mais populares são apostas de 1 para 1 (even money). Estas apostas são par/ímpar, 1-18/19-36 e a extremamente popular vermelho/preto. Meta dinheiro em qualquer um dos lados destas apostas e dobrá-lo-á se a bola cair numa das casas correspondentes. 

O truque na Roleta é que a probabilidade real de ganhar qualquer uma destas apostas é um pouco menos do que 50%. Isso deve-se à inclusão do 0 verde e, normalmente, de um duplo 0 (na Roleta Americana). 0 e 00 não contam como par ou ímpar, alto ou baixo, vermelho ou preto. Em todas as apostas de 1 para 1, se a bola aterra no 0 ou no 00, você perde.

Portanto, olhemos para uma roda da Roleta Europeia, com apenas um 0. Você aposta €100 numa das seleções de apostas even money descritas acima (as probabilidades são as mesmas para qualquer uma das seis opções) e deixa o jogo rolar. Durante quanto tempo conseguirá manter as fichas na mesa? Eis as probabilidades de ganhar em vários momentos do jogo.

RODA COM ZERO ÚNICO

VITÓRIAS CONSECUTIVAS PARA GANHAR PROBABILIDADES DE SUCESSO
1 $200 48.6%
2 $400 23.7%
3 $800 11.5%
4 $1600 5.6%
5 $3200 2.7%

Como pode ver, as probabilidades de ganhar cinco apostas de 1 para 1 seguidas descem para uns astronómicos 2.7% - ainda assim, é um retorno aceitável para uma aposta de $100. 

De que forma é que aquela casa extra do 00 altera as coisas? Talvez fique surpreendido.

RODA COM 0/00

VITÓRIAS CONSECUTIVAS PARA GANHAR PROBABILIDADES DE SUCESSO
1 $200 47.4%
2 $400 22.4%
3 $800 10.6%
4 $1600 5.0%
5 $3200 2.4%

A casa extra reduz as suas probabilidades de ganhar na roleta cinco vezes consecutivas para apenas 2.4%.

Lembre-se: Estas probabilidades são apenas precisas antes da primeira rodada. Se já ganhou quatro apostas, o passado não influenciará o que acontecerá a seguir: as suas probabilidades de ganhar a próxima aposta numa roda com 00 voltam para os 47.4%.

Craps – Conseguirá Pontuar?

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O jogo de Craps envolve atirar um par de dados, adicionando o valor de ambos para determinar o número denominado por ponto. O ponto pode ser 4, 5, 6, 8, 9 ou 10. Simplificando, o atirador joga até um destes números surgir. E é aí que começa a diversão: o atirador deve continuar a atirar os dados até que o ponto apareça uma segunda vez. Se sair 7, a aposta original é perdida.

Então, quais são as probabilidades de fazer o seu ponto (acertando um dos números mencionados acima antes de sair 7)? As probabilidades dependem de qual o ponto em específico, porque alguns números aparecem com menos frequência do que outros ao atirar os dados. Por exemplo, há cinco formas diferentes de sair 6 com dois dados (5:1, 4:2, 3:3, 2:4, 1:5), mas apenas três formas de sair 4 (3:1, 2:2, 1:3).

Eis uma tabela que demonstra como as probabilidades mudam dependendo do número:

PONTO PROBABILIDADES DE FAZER PONTO
4 33%
5 40%
6 45%
8 45%
9 40%
10 33%

Considerando que o 7 é o número mais comum quando dois dados são atirados, a casa tem uma vantagem variável de cada vez que você estiver a tentar pontuar. Contudo, quanto mais próximo de 7 for o seu ponto, maior a probabilidade de ganhar. 

Poker – Straight, Flush ou Straight Flush?

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Suited connectors” – o 6 de paus e o 7 de paus, por exemplo – fazem uma complexa mão inicial de poker. Por um lado, estas duas cartas dão-lhe uma grande oportunidade de completar uma mão fortíssima – uma sequência (straight), um flush ou um monstruoso straight flush. Mas quais as reais probabilidades disso acontecer, considerando que há apenas cinco cartas a serem viradas na board?

As probabilidades são mais baixas do que você pensa, e é por isso que os especialistas em poker costumam aconselhar cautela ao tentar completar uma mão com suited connectors. Assumindo que você tem cartas médias como um 6 e um 7 (as probabilidades de completar um straight ou um straight flush são piores com cartas muito altas ou muito baixas, porque há menos formas de completar essas mãos, considerando as cartas remanescentes no baralho), eis as probabilidades que você tem de completar uma destas mãos no flop (as primeiras três cartas comunitárias a serem viradas na mesa).

MÃO PROBABILIDADES
Straight 1.29%
Flush 0.82%
Straight flush 0.02%

Um cenário mais provável é que você receba duas das três cartas necessárias para completar uma dessas mãos, ficando assim com aquilo que é denominado por “draw”. As probabilidades de completar uma dessas mãos no flop são as seguintes:

MÃO PROBABILIDADES
Straight 9.06%
Flush 10.94%
Straight flush 0.70%

Então, quais as probabilidades de completar esses draws quando tem quatro cartas para completar uma mão (digamos 5-6-7-8 ou quatro paus desconectados) e mais duas cartas para serem viradas? (Neste exemplo, vamos assumir que os straight draws são open-ended, ou seja, podem ser completados por cima ou por baixo.)

MÃO PARA COMPLETAR PROBABILIDADES
Straight 31.45%
Flush 34.97%
Straight flush 8.42%

Como pode ver, assim que tenha quatro das cartas necessárias para completar uma mão grande, as probabilidades de completar essa mão aumentam consideravelmente e você pode jogar de uma forma um pouco mais agressiva.

Tire Vantagem das Probabilidades

Quando está a jogar qualquer jogo de casino, é importante ter pelo menos um entendimento básico das probabilidades por trás de cada decisão. Pode parecer que algumas decisões têm boas probabilidades, mas na verdade são menos prováveis do que aquilo que pensa. Por outro lado, algumas escolhas podem parecer improváveis, mas têm boas chances de acontecer. Todos os jogos de casino estão relacionados com matemática, por isso, da próxima vez que estiver face a uma decisão, faça alguns cálculos (ou consulte um artigo como este) para ter a maior probabilidade possível de ganhar.