Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.


Este artigo fala especificamente da Roleta Americana, que tem uma casa 0 e uma casa 00. Isto não faz muita diferença para os fins desta discussão, exceto quando falamos sobre o número exato em que a bola vai aterrar se rolar N espaços. Os jogadores de Roleta Europeia têm uma vantagem da casa menor, aproximadamente 2.7 em vez de 5.2, bem como uma cultura de roleta melhor. As derivações da roda americana aqui apresentadas podem ser facilmente traduzidas para a roda europeia com um pouco de esforço.

Se estiver a apostar uma ficha por rodada em qualquer uma das rodas, precisa acertar, em média, uma vez a cada 36 rodadas para eliminar a vantagem da casa. Se conseguir acertar uma vez a cada 35 rodadas, a vantagem será de 2.86%; uma vez a cada 34 rodadas, 5.88%; uma vez a cada 33 rodadas, 9.09%. Portanto, lembre-se de que as ideias não precisam acertar todas as vezes, e até um pouco de habilidade faz diferença quando se aplicam os métodos de previsão visual na roleta.

É Possível Ganhar na Roleta Americana?

Nas quase duas décadas que passei na indústria dos jogos de casino, deparei-me com vários vendedores de sistemas de roleta; livros e DVDs lançados detalhando métodos legítimos, semi-legítimos e completamente absurdos para ganhar na roleta. Eu aprendi métodos em pessoa ensinados por pessoas que provaram que sabiam bater a roleta sob certas condições específicas. Por isso a resposta é SIM, mas apenas algumas vezes.

Roleta Americana: O Como e o Porquê

Como mencionámos, algumas coisas precisam acontecer para um jogador habilidoso começar a atacar a Roleta.

  1. Em primeiro lugar, é necessário encontrar uma roda com um ponto previsível onde a bola sai da pista e começa a saltar na roda antes de cair na casa numerada. Isso é feito ao encontrar um croupier de roleta que tenha uma velocidade inicial previsível, bem como um ponto de lançamento consistente.
     
  2. O jogador deve ser capaz de determinar o ponto aproximado dentro de uma revolução no qual fazer a sua previsão. Isso ocorre entre três a quatro revoluções antes de a bola realmente sair da pista e cair na casa.
     
  3. O jogador deve fazer a sua previsão com base numa observação visual da bola em relação à posição e à velocidade da roda. Isso é essencialmente um problema complexo de física da roleta, mas, felizmente para nós, só precisamos de uma aproximação e não da resposta exata. É por isso que os computadores são proibidos na roleta, porque podem obter a resposta exata. Por fim, o jogador deve fazer as suas apostas no layout antes de o dealer dizer “sem mais apostas”.

A estratégia tradicional de roleta de apostar quando um jogador faz uma previsão tem sido apostar num setor da roda. Isso representa ¼ da roda ou nove números consecutivos na área onde você prevê que a bola vai cair, quatro de cada lado do seu número. Alguns jogadores visuais de roleta sugerem apostar num subconjunto aleatório de outros setores para camuflar o seu jogo. Isso não fará muita diferença para o seu valor esperado.

As rodas mais antigas com casas mais fundas podiam ser vencidas dessa forma. No entanto, há uma série de problemas com esse método em jogos de casino reais. Basicamente, o jogo moderno, conforme jogado nos Estados Unidos, em rodas modernas de perfil baixo, torna impossível ganhar dinheiro com esses métodos. Este artigo não discutirá esses problemas, mas fornecerá informações suficientes para deixar os leitores numa posição para começar a ganhar na roleta (pelo menos aqueles dispostos a praticar e desenvolver o conjunto de habilidades necessário).

Por enquanto, é importante que os leitores entendam o método tradicional de ganhar na roleta. Todos os que são bem-sucedidos como previsores visuais de roleta usaram-no como base, assim como a estratégia básica é para os jogadores de blackjack.

Definições

Rotor: O rotor é a parte giratória da roda da roleta. Contém as casas numeradas onde a bola aterrará. 

Estator: O estator é a parte estacionária de uma roleta. Ele contém o eixo em que o rotor gira, bem como a pista inclinada que segura a bola giratória e a zona onde estão localizados os defletores. A bola deve passar por essa zona e pelos defletores para entrar no rotor e numa casa numerada.

Defletores: Os defletores são os obstáculos verticais e horizontais que levam ao rotor. Eles são tipicamente mais espessos e largos no centro e mais finos nas extremidades. São espaçados uniformemente e simetricamente ao redor da roda, com obstáculos verticais e horizontais alternados. A maioria das rodas de roleta de casino possui 8 defletores; algumas rodas mais antigas têm 16.

Trastes: Os trastes são os divisores entre as casas numeradas no rotor.

Pista Inferior: A superfície inclinada onde os defletores são colocados, localizada entre a pista da roda de roleta e o rotor giratório.

Pista da Roda: Uma pista ligeiramente inclinada no lado vertical do estator que segura a bola enquanto gira ao redor do lado externo da roda antes que ela caia no rotor e numa das casas numeradas.

Uma Explicação Sobre o Rolar da Bola

Vamos supor por um momento que você está a tentar prever onde uma bola de roleta vai parar numa roda estacionária. O dealer do casino lança a bola, fazendo-a girar com uma velocidade inicial. Se conhecesse essa velocidade e exatamente quanta energia a bola dissipou numa revolução ao redor da pista, você seria capaz de prever a casa numerada sob o ponto onde a bola cairia da pista.

Quando a bola cai da pista, a sua velocidade remanescente não é suficiente para a manter a girar rápido o suficiente para manter a sua posição na pista quase vertical, mas há ainda uma determinada quantidade de velocidade restante desde o lançamento que deve ser dissipada antes que a bola possa parar numa casa. A velocidade no momento da queda será aproximadamente consistente de giro para giro. 

previsão roleta americana

Se o trajeto da bola, desde a pista da roda até às casas numeradas no rotor, estiver livre de obstáculos, a energia de lançamento restante será dissipada de uma forma bastante consistente. Às vezes, a bola atingirá uma casa de tal forma que fará contato com a parte inferior de uma divisória e depois sairá da casa de tal forma que saltará sobre a próxima divisória ou duas antes de ter contacto com outra divisória. Noutras alturas, a bola saltará de uma forma mais consistente sobre o topo das divisórias, tocando levemente em cada uma ao longo do seu caminho.

Em ambos os casos, a distância que a bola percorrerá sobre as casas numeradas será notavelmente consistente. Quando uma bola voa sobre várias divisórias sem lhes tocar, ela evita dissipar a energia que teria perdido em contacto com essas divisórias. Mas, para que uma bola levante voo sobre várias divisórias, ela requer um certo tipo de contacto com uma divisória inicial quando a bola tem muita energia para parar. Na verdade, é esse contacto que impulsiona a bola para fora da casa em voo. A distância que a bola percorre antes de parar numa casa é aproximadamente a mesma que teria percorrido se tivesse tocado levemente e saltado sobre várias divisórias.

Você verá alguns lançamentos em que coisas mais estranhas acontecem.

Existem algumas situações que realmente diversificam o local onde a bola vai parar após o lançamento. Por exemplo, quando uma roda está a girar tão rapidamente que o primeiro contacto da bola com uma divisória a faz sair completamente da roda e subir no ar.

Ed Thorp, que inventou o primeiro computador de roleta e a contagem de cartas, chama o comportamento da bola ao atingir as divisórias de "respingo" e observa, corretamente, que este comportamento tem algum efeito de diversificação, mas não o suficiente, de acordo com as suas medições, para impedi-lo de desenvolver o computador de roleta. O respingo tende a parecer muito mais caótico do que realmente é, e, no geral, uma quantidade fixa de energia tende a levar uma bola a uma distância fixa através das casas numeradas num rotor, especialmente nas rodas mais recentes com divisórias baixas que agora predominam no jogo em Las Vegas e na maioria dos EUA.

Estas são informações gerais para jogadores, mas deveriam ser suficientes para convencer o estudante ativo de que é possível vencer o jogo da roleta ao vivo. Infelizmente, é necessário um investimento significativo de tempo ou dinheiro para praticar e ver os padrões surgirem. Portanto, da próxima vez que estiver num casino, observe as rodas e preste atenção ao que foi discutido aqui enquanto isso acontece na sala de jogo, e você estará no caminho certo para se tornar um previsor visual de roleta.

Nicholas é um veterano de 17 anos na indústria de jogos de casino. Ele é ex-treinador das infames equipas de Blackjack do MIT e participa regularmente no Blackjack Ball, uma reunião dos melhores jogadores profissionais do mundo.