Aviso: O conteúdo aqui apresentado tem uma finalidade exclusivamente informativa sobre um tipo específico de jogo e como jogá-lo. O objetivo deste conteúdo não é nem promover nem disponibilizar um tipo de jogo, mas simplesmente informar o jogador acerca de como jogá-lo.
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Neste artigo vou resumir dez métodos legais para ganhar ao blackjack. Mas antes, quero lembrar o leitor de quais os métodos que não funcionam mesmo. Estes incluem superstições no casino, sistemas de progressão, temporização/disciplina, procurar mesas e croupiers quentes, amuletos e muitos outros. A pseudociência e a mitologia prevalecem em muitos jogos de casino, mas o blackjack tem uma mística que, de certa forma, realça o potencial de idiotice nos jogadores mais bem formados. Quando o tipo sentado ao seu lado se gaba por ter um diploma em estatística ou engenharia, não fique chocado se ele também se queixar quando jogar o seu 12 contra um 3 do croupier...
De seguida, apresento dez métodos cientificamente válidos e legais para ganhar ao blackjack:
MÉTODO 1: CONTAGEM DE CARTAS
Já toda a gente ouviu falar na contagem de cartas no blackjack. É um método simples para seguir a proporção relativa das cartas boas (T, J, Q, K, A) e das cartas más (2, 3, 4, 5, 6) que restam no sapato. Quando há significativamente mais cartas boas do que cartas más, o jogador tem vantagem sobre a casa. O jogador vence ao blackjack ao apostar mais quando tem vantagem do que o que aposta quando a casa tem vantagem. A minha opinião frequentemente expressa é que a contagem de cartas no blackjack é uma abordagem sobrevalorizada e extremamente fraca para obter vantagem no jogo que os jogadores não devem usar e na defesa da qual os casinos não devem investir recursos significativos.
MÉTODO 2: TÉCNICAS DE LOCALIZAÇÃO DO ÁS
Saber que vai receber um Ás como uma das suas primeiras duas cartas dá-lhe mais de 50% de vantagem sobre a casa. Uma forma de localizar os Ases é memorizar duas cartas-chave mesmo antes de um Ás à medida que as cartas são descartadas para o tabuleiro. Se o baralho não contiver uma sequência, o jogador poderá conseguir adivinhar quando é que o Ás vai sair. Este método do é frequentemente empregue numa abordagem de equipa que permite à equipa conduzir os Ases e seguir mais do que um Ás. Veja o vídeo "Junte-se ao Clube da Sequência!" para mais informações.
MÉTODO 3: VER AS CARTAS DE MÃO
Quando aprendeu a jogar blackjack, ouviu falar das cartas de mão. Isto significa que está a jogar um jogo em que pode ver a carta de mão do croupier quando esta é distribuída. A vista pode surgir enquanto o croupier desliza a carta sob a carta virada para baixo. Mas é igualmente provável que o croupier mostre a carta quando a remove do topo do baralho. Ver as cartas de mão também é possível nos jogos de sapato quando um croupier descuidado desliza a carta de mão sobre o rebordo do suporte de fichas ou qualquer outra obstrução. Os croupiers com unhas compridas podem levantar os rebordos das cartas ao saírem do sapato, expondo-as imediatamente. O jogo com carta de mão pode dar aos jogadores uma vantagem de 8% (ou mais) sobre a casa. O recurso definitivo sobre este método é o livro difícil de encontrar Beyond Counting de James Grosjean. Com uma simples pesquisa no Google vai encontrar mesas de estratégia de cartas de mão.
MÉTODO 4: CARTA SEGUINTE
Ainda mais poderoso que o método da carta de mão é o método da carta seguinte, onde o jogador sabe qual é a carta que vai ser distribuída a seguir no decorrer da mão. Dependendo da carta, o jogador pode escolher jogar/parar/duplicar de forma mais eficaz. Se for provável que a carta rebente a mão do croupier, o jogador pode escolher parar. Por exemplo, o jogador seguinte pode parar com um total de 7 quando o croupier tiver um 6 ou mais e o jogador sabe que a carta seguinte é um Valete. O jogador seguinte poderá saber qual a primeira carta a ser distribuída de forma a poder dimensionar a sua aposta de acordo com a vantagem que vai obter na mão. Uma situação em que o método da carta seguinte pode ser possível é num jogo distribuído à mão em que um croupier nervoso ou agitado expõe o canto da carta antes de esta ser distribuída. Também pode ser usado quando uma carta específica está a ser seguida através do sapato. Mais uma vez, indico ao leitor o livro Beyond Counting de James Grosjean para mais informações.
MÉTODO 5: EDGE SORTING
O edge sorting tira partido das assimetrias existentes nas costas das cartas que resultam de inconsistências no processo de impressão. Este método tornou-se bastante conhecido após as ações judiciais por edge sorting no baccarát por Phil Ivey (Crockfords, The Borgata) ganhar a atenção internacional. Mas, muito antes de o edge sorting no bacará se ir parar às notícias internacionais, os jogadores de vantagem já usavam o edge sorting para ganhar ao blackjack. O edge sorting permite que o jogador obtenha informações sobre a sua primeira carta, a carta seguinte e a carta de mão do croupier. Na melhor das hipóteses, o jogador pode obter uma vantagem de 10% ou mais sobre o casino. Falo sobre o edge sorting mais pormenorizadamente no artigo Edge Sorting para principiantes. Mais ainda, saber um pouco de math blackjack também o irá ajudar.
MÉTODO 6: CORTE HABILIDOSO / CONTROLO DA POSIÇÃO DAS CARTAS
Por vezes acontece o croupier expor a última carta do sapato quando é oferecido o corte. O jogador que corta, corta com mestria esta carta numa localização reconhecível no sapato. Por exemplo, um jogador que saiba corta com mestria consegue colocar a carta conhecida exatamente a 52 cartas (1 baralho) de distância do topo. Depois, usando uma equipa de jogadores, a carta é conduzida ou para um grande jogador, se for uma carta boa, ou para o croupier se for uma carta má. Isto é feito ao jogar/duplicar/dividir seletivamente, assim como com jogadores a entrar ou sair do sapato e a espalhar por várias mãos, caso seja necessário.
MÉTODO 7: APOSTAS PARALELAS
Todas as apostas paralelas podem ser vencidas a contar cartas. Normalmente, o potencial de lucro não é muito bom, mas algumas apostas paralelas podem ser bastante lucrativas. Nos EUA, o maior obstáculo para o contador de cartas de uma aposta paralela é o limite da aposta máxima (habitualmente $25), mas internacionalmente não é assim. As apostas paralelas mais vulneráveis são aquelas com cartas-chave que fazem com que seja mais provável ganhar ou perder a aposta. Por exemplo, qualquer aposta paralela que pague quando o jogador obtém um total de 20 tem as cartas T, J, Q, K como cartas-chave. Já analisei os sistemas de contagem de cartas em dezenas de apostas paralelas diferentes no blackjack.
MÉTODO 8: SEGUIMENTO DO BARALHO
Este método envolve o seguimento de pequenos grupos de cartas altas (T, J, Q, K, A) através do processo de baralhamento. É uma forma complicada de obter vantagem, mas se as coisas correrem bem, o jogador poderá ganhar até 3% de vantagem sobre a casa. Contudo, há muitas armadilhas associadas a este método. Primeiro, é muito difícil encontrar os baralhos localizáveis. Depois, tem de ser muito preciso: se se desviar um pouco do seguimento do grupo de cartas, pode perder muito dinheiro. Não há muita literatura disponível sobre seguimento de baralhos, portanto deve estar disposto a fazer muita pesquisa sozinho. O seguimento de baralhos ficou desfavorecido no decorrer das últimas décadas com o advento dos baralhadores automáticos e com a disseminação de muitos métodos mais poderosos. Para mais informações, a Wikipédia tem um artigo excelente.
MÉTODO 9: REBATES DE PERDAS
A oportunidade de reaver uma parte das perdas no final de um trio é um incentivo que cria uma grande vantagem de jogo de cartas de mão para os casinos. Se o jogador ganhar pode ficar com a totalidade dos prémios, mas se o jogador perder, recebe uma percentagem das perdas de volta. Dependendo do casino e do nível de jogo do grande jogador, estes rebates podem variar de cerca de 5% até 20%. O jogador mais famoso a tirar partido dos rebates de perdas no blackjack foi o Don Johnson, que derrotou os casinos de Atlantic City e ganhou 15 milhões em 2011/2012. Mas, apesar da publicidade que Johnson fez a este método, continua a estar disponível aos grandes jogadores por todo o mundo.
MÉTODO 10: CORTESIAS
Quase todos os casinos têm algum tipo de sistema de recompensas para os jogos de mesa. Os casinos devolvem uma percentagem do prémio teórico de um jogador (t-win) como cortesias, incluindo alojamento, comida e bebidas. A maioria dos casinos também atribuem cortesias em dinheiro, que incluem partidas, jogos grátis, fichas promocionais, tarifas aéreas e outros. A chave para derrotar os sistemas de cortesias é perceber como é que o casino calcula a t-win e tirar partido do elemento humano presente nesta fórmula. Ao jogar com uma estratégia básica perfeita, mantendo-se seletivamente fora de certas mãos, fazendo apostas grandes e abrandando o ritmo do jogo, o jogador pode alcançar uma t-win eficaz que é muito menor que a t-win registada no casino. Se a vantagem inicial da casa for suficientemente baixa (que é frequentemente para os grandes jogadores), a combinação de cortesias suaves e duras podem dar a vantagem ao jogador. O livro obrigatório sobre este tópico é o Comp City, de Max Rubin.
Para além daquilo que foi aqui listado, há muitas mais ouras oportunidades de obter vantagem. Estas incluem a exploração das regras promocionais, como blackjack de 2-para-1 especiais e happy-hours. Além disso, os casinos também permitem que os jogadores "dividir por menos” o que pode permitir que o jogador negue a vantagem da casa. Algumas versões de blackjack mais recentes e inovadoras oferecem oportunidades especiais. As cartas têm marcas incidentais que permitem que sejam identificadas. Certos croupiers podem ter uma propensão para cometer erros. As máquinas de baralhar podem ter algoritmos de baralhamento defeituosos que podem sofrer um processo de engenharia reversa. Há alguns casinos internacionais que oferecem “rendição precoce” e outras regras que dão aos jogadores uma vantagem enorme. E muitas mais.
Quer seja jogador ou trabalhe na proteção do jogo, não fique focado na “contagem de cartas” e comece a prestar atenção àquilo que é legalmente possível. Entre num casino com os olhos abertos e vai ficar surpreendido com aquilo que vai ver.